Connect with us

O que você está procurando?

A corrida traz inúmeros benefícios à saúde, mas o contrário também pode ocorrer: as lesões podem aparecer e comprometer o bem-estar.
- FOTO: iStock e Getty Images

3 lesões que podem comprometer a saúde de quem corre

A corrida traz inúmeros benefícios à saúde, mas o contrário também pode ocorrer: as lesões podem aparecer e comprometer o bem-estar.

Por consenso, a corrida é um esporte em que você é o seu maior adversário. No entanto, a história não é bem assim. Há seis inimigos de peso a serem enfrentados quando você decide apertar o passo. “Uma pesquisa americana apontou que a síndrome fêmuro-patelar, o estresse da banda ílio tibial, tendinite do calcâneo, lesão por estresse, fascite plantar e a canelite são as principais lesões entre corredores”, conta o especialista em medicina do esporte Robson de Bem.

 

A corrida faz bem à saúde, mas pode ocasionar lesões

FOTO: Shutterstock Images

 

As causas, na maioria das vezes, estão relacionadas a um aumento abusivo na intensidade dos treinos, o que pode sobrecarregar o corpo e desencadear traumas. “Fazer exercícios de fortalecimento e alongamento é a melhor forma de minimizar o risco de lesões”, explica o ortopedista Alexandre Póvoa Barbosa. Para não arruinar sua carreira nas pistas, conheça alguns dos problemas que mais atingem quem corre e proteja o seu corpo.

 

1. Síndrome fêmuro-patelar

Está no topo do ranking das lesões — tanto que foi apelidada de joelho de corredor. É uma inflamação na região entre o fêmur e a patela (osso redondo na frente do joelho), sendo que controlar o peso e praticar atividades que fortalecem a musculatura interna da coxa ajudam a evitar o problema. Dependendo da intensidade da dor, você terá que diminuir a frequência de treinos ou até parar de correr (mas procure sempre a recomendação de um médico).

 

SAIBA MAIS:

Correr faz bem para o cérebro e o corpo

6 motivos para começar a correr, já!

Saiba como escolher o melhor tênis para corrida

 

2. Fratura por estresse

A mais grave e restritiva das lesões pode acontecer na tíbia (canela), na cabeça do fêmur (quadris), no metatarso (pé) e no calcâneo (calcanhar). O primeiro sinal é um edema superficial no tecido ósseo, que causa dor. Ao continuar os treinos sem perceber o problema, forma-se uma fissura no local. Procure não exagerar no treinamento e seguir uma planilha elaborada por um professor. Assim, não haverá um aumento brusco no ritmo da corrida nem na quilometragem. Descansar também é necessário para não sobrecarregar o corpo.

 

3. Tendinite do calcâneo

É a irritação do calcâneo (tendão de Aquiles), que liga dois dos maiores músculos da panturrilha ao calcanhar. Ela acontece devido ao esforço repetitivo ou à mudança de um tipo de piso para outro, sem um treinamento prévio. Para prevenir, aposte em um tênis um número maior, já que o pé costuma inchar nos treinos. Outra solução é fazer exercícios de fortalecimento para panturrilhas e alongar a região.

 

 

Texto Carolina Cagno/Colaboradora

Consultoria Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista; Robson de Bem, especialista em medicina do esporte

Advertisement

Estilo de vida

O mel é bastante versátil, podendo fazer parte da composição de sobremesas, pratos quentes e saladas. Além disso, ele protege a saúde.

Estilo de vida

De acordo com um estudo, a ricota apresenta uma proteína capaz de proteger o intestino contra a ação da gordura. Então, acrescente-a ao cardápio!

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade pode afetar tanto os adultos como também as crianças. Saiba o que fazer para atenuar os reflexos nos pequenos.

Estilo de vida

Os molhos são acompanhamentos ideais para as saladas, mas podem se tornar vilões da saúde quando apresentam lactose ou excesso de calorias.

Entretenimento

2016 vai ser o primeiro ano da Editora Alto Astral na Bienal, confira a programação e os autores que estarão presente no evento!

Entretenimento

Bienal de São Paulo trará atividades, brincadeiras e brindes, além de informações sobre o lançamento de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada!

Entretenimento

Conheça o perfil dos jurados Di Ferrero, Alinne Rosa, Paulo Miklos e Rick Bonadio na versão brasileira do reality X Factor Brasil

Estilo de vida

A ansiedade pode desencadear problemas na pele, como o vitiligo e a psoríase. Entre as pessoas que procuram dermatologistas, 40% têm problema emocional.