Os livros podem ser grandes aliados na educação infantil. Muitas vezes, as mães não se sentem preparadas para lidar com certas situações. Conheça 6 livros que podem ajudar na educação das crianças:
O prato de trigo do tigre – Os melhores trava-línguas
Autor: Paulo Tadeu
Editora: Matrix
Para estimular a leitura entre os pequenos de maneira divertida, o autor fez uma seleção das frases que, literalmente, travam a língua. Tente: “a Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara”. Outra: “cozinheiro cochichou que havia cozido chuchu chocho num tacho sujo”.
Manual para mães de garotas descoladas
Autora: Nancy Rue
Editora: Mundo Cristão.
A autora descreve um passo a passo das situações mais comuns envolvendo o universo adolescente. Você encontra depoimentos reais de pré-adolescentes que dão dicas de como as mães devem agir, facilitando o entendimento entre elas.
As cores da escravidão
Autora: Ieda de Oliveira
Editora: FTD
Com base em documentos do Ministério Público sobre o trabalho forçado de crianças no Brasil, a autora relata a história sobre a inocência roubada, sonhos invadidos, infância escravizada, mas também sobre esperança, amizade e amor.
Criando filhos em tempos difíceis
Autora: Elizabeth Monteiro
Editora: Summus Editorial
Falta de tempo, pouca grana e violência são alguns dos problemas enfrentados pelos pais de hoje. Resultado: filhos entediados, desinteressados, carentes e sem limites. A autora, que é psicóloga, aborda os benefícios das brincadeiras e explica cada fase das crianças, facilitando a arte de educar.
Paperboy – Não existem homens íntegros
Autor: Pete Dexter
Editora: Novo Conceito
Neste romance sobre a vida aparentemente sossegada do interior dos Estados Unidos, o autor aborda a corrupção e a violência, promovendo uma lição de ética. Em tempos de debater políticos pelo Brasil, é uma boa oportunidade de falar sobre temas tão atuais com seus filhos.
Confissão
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Relançamento do livro com poemas sobre amor, paixonite, incertezas e dramas dos adolescentes. Jovens sensíveis vão se identificar com as palavras que aliviam as perdas que começam a ferir esses corações tão frágeis.
Texto: Gisele Peralta/Colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni
Veja também
Faça com os filhos: experiências científicas
6 atividades para fazer com os filhos em casa
5 aplicativos infantis para entreter e educar seus filhos