As férias escolares começaram e a gente sabe que nem sempre dá para viajar, né? Seja porque não foi possível conseguir alguns dias de folga no trabalho ou pelo preço alto das coisas, a viagem pode se tornar difícil nessa época.
Mas, fique calmo(a), ok? Você não está sozinho(a) nessa! E dá para se divertir bastante, mesmo ficando sem sair, sabia? Para ajudar nessa jornada de férias em casa, listamos 5 dicas de atividades fáceis e superdivertidas para fazer com os filhos e animar o mês de julho sem gastar. Confira!
1 - Pintura livre
Os desenhos e pinturas estão muito presentes durante a infância, porque estimulam a imaginação e a criatividade das crianças. Para realizar a atividade, qualquer material de pintura poderá ser usado, como lápis de cor, tintas (verifique se não são tóxicas e opte ainda pelas versões laváveis, ok?), giz de cera, entre outros. O suporte da grande obra de arte podem ser folhas sulfites, retalhos de papel, telas, desenhos gratuitos para serem impressos ou até mesmo camisetas que não são mais usadas. Só cuidado com as paredes, ok?
2 - Dançar
Além da diversão, é importante lembrar que as férias não devem ser sinônimo de ficar parado. É extremamente importante que os pequenos continuem se mexendo, seja como for! A dança pode suprir essa necessidade de exercício e trazer o bônus da diversão. A família inteira pode entrar na brincadeira e dançar junto, obtendo benefícios como o fortalecimento da musculatura, melhoras na postura, consciência corporal e aumento da flexibilidade.
3 - Teatro de fantoches
Apesar de ser uma brincadeira muito antiga, dar vida aos fantoches continua fazendo muito sucesso entre a criançada. A atividade estimula a imaginação por meio da contação de histórias, amplia o vocabulário ao ouvir novas palavras, trabalha a concentração e atenção e, sobretudo, pode ensinar lições e valores morais através dos contos. Uma caixa pode servir como palco e os personagens podem ser feitos a partir de materiais como retalhos, papeis, recicláveis ou impressos em páginas da internet.
4 - Festa do pijama
Festa sem sair de casa? Sim! A diversão começa desda a organização desse evento, incentivando as crianças a participarem do preparo das comidinhas, da arrumação e decoração e da escolha das atividades, como histórias, músicas e brincadeiras. Então, afaste os móveis, traga colchões, travesseiros e cobertas, capriche no cardápio e tenha uma noite em família super divertida!
5 - Faça você mesmo
Os famosos DIY também podem ser feitos pela criançada. Incentivar práticas manuais, além de entreter os filhos, ajuda na capacidade motora e criativa. Vocês podem customizar roupas, fazer brinquedos, cartazes, entre muitas outras opções. Para ter mais ideias, vale procurar alguns tutoriais de "faça você mesmo infantil" na internet.