Entre os vários aspectos que envolvem o bom funcionamento do intestino, os principais são os alimentos consumidos, a hidratação do corpo, a motilidade – movimentação involuntária das paredes dos órgãos do sistema digestivo que fazem os nutrientes ingeridos se deslocarem através de todo o percurso –, o equilíbrio das substâncias – como enzimas, ácidos e hormônios – e os exercícios físicos regulares, que mantêm a saúde do corpo. Saiba como contribuir para a saúde do seu intestino apostando em exercícios para combater a prisão de ventre.
Quais os benefícios?
Quando o assunto é atividade física, segundo o personal trainer Cristiano Parente, existem duas vias de auxílio para o bom funcionamento do intestino:
- A primeira está ligada ao equilíbrio químico geral de todo o organismo, pois, com um estilo de vida ativo – que envolve atividades aeróbias, como caminhar, correr, nadar e pedalar – e atividades de resistência que trabalhem um bom desenvolvimento muscular, o organismo alcança um bom equilíbrio em seu funcionamento geral e, dessa forma, uma adequada atividade intestinal;
- “A segunda está mais ligada à questão da motilidade, que seria a parte mecânica da movimentação dos nutrientes por todo o trato digestivo”, diz Cristiano. Nesse caso, dois tipos de exercícios podem auxiliar no processo: os abdominais e as caminhadas leves.
Opções de exercícios para combater a prisão de ventre
Por serem atividades de intensidade muito baixa, todas as pessoas estão aptas a fazê-las, exceto em algum caso específico ou de lesão muscular ou óssea anterior. Além disso, uma alimentação rica em fibras e uma boa hidratação do organismo sempre serão muito importantes nesse processo digestivo.
- Exercícios abdominais: quando são feitos de maneira lenta e equilibrada, eles exercem uma pressão sobre o intestino quando o músculo abdominal se contrai – “a barriga encolhe” – e essa pressão é diminuída quando o músculo relaxa.
Como fazer: uma sequência de 3 ou 4 séries (de acordo com o condicionamento de cada um) feitas lentamente, com aproximadamente 20 execuções do abdominal tradicional. “Faça isso deitado num colchonete com a lombar apoiada e as pernas flexionadas, e cerca de 20 contrações e relaxamentos”, recomenda o profissional.
- Caminhada ou trote leve: Nesse tipo de exercício, a cada passada, um impacto é gerado no corpo. Internamente, esse impacto favorece o deslocamento interno do intestino no sentido da gravidade. “Claro que não estamos falando de casos patológicos, que devem ser tratados por médicos especialistas”, explica.
Como fazer: caminhar ou trotar durante uns 20 ou 30 minutos (de acordo com o condicionamento de cada um).
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Cristiano Parente, personal trainer; Christiane Bergamasco, nutricionista funcional com especialização em nutrição hospitalar e fisiologia do exercício
LEIA TAMBÉM:
- Como o cérebro pode influenciar nas características de personalidade?
- Saiba como a berinjela ajuda no controle do diabetes!
- Conheça os principais benefícios da castanha-do-pará!