Aprenda como escolher os móveis certos e fazer o espaço pequeno da sua casa render com as dicas da arquiteta Andréa Parreira. O primeiro segredo de uma decoração harmônica é planejar cuidadosamente onde os móveis serão colocados pela casa. Por isso, é imprescindível tirar todas as medidas do ambiente antes de partir para as lojas. Depois, é seguir as dicas da profissional!
Saiba planejar o espaço pequeno
1. “Em certos casos, no ímpeto de aproveitar promoções, muitas pessoas compram peças pouco adequadas ou até mesmo impróprias ao imóvel”, alerta Andréa. Por isso, a importância de um bom projeto antes de reformular a decoração da casa.
2. Evite móveis redondos ou com formas irregulares, eles ocupam mais espaço. Dê preferência para peças com um design mais reto para que elas se encaixem perfeitamente ao ambiente.
3. Para não ocorrer tromba-tromba e pernas roxas! “O correto é sempre manter uma distância mínima de 60cm entre os móveis. Isso garante um espaço confortável para a circulação das pessoas”, explica a profissional.
4. Para não ter dor de cabeça quando as peças chegarem à sua casa, a solução dada por Andréa é simples: “Recorte jornais e cole com fita crepe no espaço onde os móveis irão ficar. Depois, é só carregar a trena e as medidas durante as compras”.
Dicas de móveis para espaço pequeno
5. Pufes que servem tanto como mesa de centro como assento para seus convidados são ideais para quem quer ter um aproveitamento máximo da sala. Além disso, existe no mercado opções com um baú interno. Sensacional!
6. Para ambientes com pouco espaço, a melhor solução continua sendo os móveis planejados, que se adequam perfeitamente às necessidades do morador. Se a casa for sua, o investimento compensa bastante, já que, além de valorizar seu imóvel, os planejados aproveitam muito bem todos os espaços.
7. Para salas muito pequenas, você pode trocar o sofá enorme por duas poltronas confortáveis, que podem ser aproveitadas em outros ambientes e são mais fáceis de movimentar pela sala
8. Nichos aplicados nas paredes formam elementos decorativos e ainda comportam objetos. Só tome cuidado na hora de posicioná-los no espaço para não atrapalhar o fluxo dos moradores.
9. Sempre que possível, utilize objetos retráteis e suspensos na área de serviço. Varais de parede sanfonados e tábuas de passar articuladas são itens que ajudam a organizar a sua lavanderia, sem ocupar muito espaço.
10. Em ambientes com pouco espalo, até mesmo aquele cantinho perto do teto pode ser aproveitado, não é mesmo? “Mesas, nichos e pufes que se acomodam sob outros móveis quando não estão sendo usados são ótimas soluções”, ensina a arquiteta.
LEIA TAMBÉM
- Como criar e decorar jardim com pouco espaço
- Banheiro pequeno, arrumado e barato
- 5 móveis que ajudam a organizar espaços reduzidos
Texto: Felipe Ohno/Colaborador