Connect with us

O que você está procurando?

Instigar a leitura não é uma tarefa fácil hoje me dia, principalmente se tratando de crianças e adolescentes. Saiba como estimular a leitura nos jovens
- FOTO: Vinicius Tupinamba /Shutterstock.com

Saiba como incentivar a leitura com 11 dicas

Instigar a leitura não é uma tarefa fácil hoje me dia, principalmente se tratando de crianças e adolescentes. Saiba como estimular a leitura nos jovens

O hábito de ler um livro não é tão comum como deveria entre o grande público. Veja como estimular a leitura nas crianças e incentivar a prática em jovens e adultos.

1. “É importante oferecer um conteúdo com uma linguagem acessível à criança, prestando atenção ao que aquela faixa etária costuma ler”, enfatiza a psicóloga Raquel Canabarro.

2. Entre os jovens, para que a leitura não caia na monotonia, o ideal é iniciar o domínio da língua culta, “através de textos inteligentes, que deem margem a discussões, que causem curiosidade”, recomenda o especialista em neuromarketing Claudio Barboza.

3. Na fase adulta, é importante inserir assuntos de seu interesse cotidiano, “como decoração, culinária, religião…”, aponta o neurocientista Aristides Brito.

campo-menina-crianca-livro-leitura

FOTO: Vinicius Tupinamba /Shutterstock.com

4. Inicie por um tempo estabelecido diariamente, por exemplo, 30 minutos, 45, 60…”, recomenda o professor de psicologia social Luciano Gomes dos Santos.

5. Comece com textos curtos e linguagem mais cotidiana. “É fundamental para não assustar novos leitores”, sugere Aristides.

6. “Jornais e revistas são boas indicações devido à linguagem acessível e o destaque com referência às imagens”, enfatiza o professor.

7. Vá atrás de conteúdos que estimulem a imaginação e que toquem a emoção. “Assim o prazer de ler começará a crescer lentamente e poderá se tornar um hábito prazeroso”, aconselha o psicólogo Roberto Debski.

8. Um bom horário para ler é, “de preferência, antes de dormir”, indica Claudio.

9. Esse horário garante um sono mais tranquilo, “além de promover uma melhor fixação da memória durante o sono”, lembra.

10. Já se tornou um hábito? Luciano recomenda evoluir para livros e artigos científicos.

11. No fim das contas, vale tudo! “Ficção científica, romance, aventura, suspense, biografia… O importante é que a leitura seja algo que motive, traga prazer e curiosidade”, finaliza Raquel.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Ricardo Piccinato – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Aristides Brito, neurocientista e diretor do Marca Pessoal Treinamentos; Claudio Barboza, especialista em neuromarketing e comportamento do consumidor; Luciano Gomes dos Santos, professor de psicologia social da Faculdade Arnaldo, de Belo Horizonte (MG); Raquel Canabarro, psicóloga no Centro Multidisciplinar Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ); Roberto Debski, coach, psicólogo, médico e diretor da Clínica Ser Integral, em Florianópolis (SC)

Advertisement

Estilo de vida

Ainda não sabe o que dar de presente para a mulher mais importante da sua vida? Confira nossas dicas de presentes para mãe!

Estilo de vida

Conheça MilliAnna, uma garotinha com um detalhe especial: uma mecha branca nos cabelos. Impossível não se apaixonar por essa fofura!

Estilo de vida

Está à procura de emprego? Então você precisa ficar atenta ao currículo e arrasar na entrevista! Para não perder a vaga por bobeira, veja as dicas!

Estilo de vida

Problemas com os filhos são comuns e é a maneira que você irá tratá-los que pode definir se a situação melhora ou piora. Veja 5 dicas que irão ajudar você!

Estilo de vida

Já imaginou como as crianças enxergam o mundo? Um fotógrafo britânico compartilha as imagens do seu filho de apenas 1 ano de idade no Instagram. Confira!

Estilo de vida

Estudar pode ser uma tarefa complicada para diversas pessoas. Por isso, separamos 6 dicas infalíveis para ajudar nos estudos!

Estilo de vida

Decifrar os termos jurídicos envolvidos no divórcio nem sempre é fácil. Por isso, preparamos um minidicionário relacionado à separação para ajudar você!

Estilo de vida

Ter um aprendizado desenvolvido é fundamental para mandar bem na escola, em concursos e outras atividades. Veja como melhorar essa capacidade