Finalmente a espera acabou e a Academia divulgou os indicados à 94ª edição da maior premiação de cinema do mundo! E uma coisa chamou bastante a atenção - vários filmes que abordam questões ou desafios femininos estão entre os candidatos aos prêmios.
Que bom, né? Afinal, é importantíssimo falar sobre temáticas específicas da vida de muitas mulheres e que nem sempre são tão mostradas nas telonas.
Por isso, separamos aqui uma lista de alguns desses longas maravilhosos que abordam questões femininas e estão concorrendo ao Oscar 2022 para você conferir.
Ah, e o mais importante: não se preocupe! Ainda dá tempo de assistir a todos eles antes do dia da premiação, que está marcada para 27 de março!
Spencer
"Spencer" conta a história do que poderia ter acontecido no último natal da princesa Diana com a Família Real. Além disso, durante a narrativa, o longa toca em questões como distúrbios alimentares e a pressão estética vivida por Diana.
E sabemos que esses são assuntos muito importantes de serem discutidos atualmente, né? Afinal, infelizmente a pressão estética é algo com que grande parte das pessoas, principalmente as mulheres, ainda sofrem bastante hoje em dia.
Além desses temas mais do que necessários, Spencer ainda conta com a muito elogiada atuação de Kristen Stewart no papel principal. E aí, ficou com vontade de conferir?
Mães Paralelas
Esse filme aborda outro tema vivido na pele por muitas mulheres – a maternidade solo. Mas o mais interessante é que "Mães Paralelas" não apenas toca nesse assunto, mas também mostra diversas faces dele, já que as personagens vividas por Penélope Cruz e Milena Smit reagem de formas completamente diferentes ao descobrirem que serão mães solo.
Dessa forma, o filme consegue se aproximar ainda mais da realidade, já que nem todo mundo pensa ou age da mesma maneira ao se deparar com as situações da vida, não é mesmo?
A Filha Perdida
Como falar sobre as várias faces da maternidade nunca é demais, esse é outro filme que aborda esse tema. E "A Filha Perdida" explora uma parte desse assunto que geralmente não é tão mostrada nas telonas: a maternidade compulsória e a pressão da sociedade para que toda mulher seja mãe e se sinta completa a partir disso.
Além dessa trama incrível, o filme também conta com a atuação maravilhosa de Olivia Colman no papel da protagonista Leda, uma professora universitária que vai passar as primeiras férias sozinha depois de dedicar sua vida às filhas e à carreira.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por The Lost Daughter (@thelostdaughterfilm)
Animações - Raya e o Último Dragão e Encanto
Por fim, não podemos deixar de comentar as animações indicadas à premiação e que, apesar de muitas vezes serem consideradas “para crianças”, trazem temáticas e lições que impactam pessoas de todas as idades! Ainda mais nesse momento em que esses longas “infantis” têm trazido personagens femininas cada vez mais fortes e complexas.
Tanto "Raya e o Último Dragão" quanto "Encanto" são filmes que trazem a temática da força e do empoderamento feminino, tendo protagonistas incríveis.
Além disso, em Encanto, uma das mulheres da história tem o poder de super força, característica que provavelmente seria dada a um personagem masculino no passado.