O distanciamento social provocado pela Covid-19 transformou o hábito das pessoas, afinal, com mais tempo em casa, houve a necessidade de elaborar novas formas de passar o tempo. Entre as práticas mais adotadas estão o cultivo de plantinhas e, consequentemente, a criação de hortas em casa, fazendo com que muita gente colocasse para fora o seu dom de "dedo verde", né?
Esse foi um ato ainda mais impulsionado pela vida saudável, que incentivou o consumo de mais alimentos livres de agrotóxicos. E para isso, por que não cultivar seus próprios temperos e vegetais em casa, não é mesmo?
Pois é, uma horta em casa é uma ótima pedida! E, se engana quem acha que é necessário ter muito espaço para cultivar seus temperos. Dá para ter sua hortinha, mesmo morando em um apartamento. Pensando nisso, o especialista em agricultura urbana Rafael Pelosini, separou dicas para quem quer se dedicar a essa tarefa. Confira:
Comece pelos mais fáceis:
Por mais que pareça óbvio, essa é a melhor forma de começar. Dentre as recomendações de produtos para começar uma horta em casa, estão:
- Verduras e folhas: plantas de pequeno e médio porte e rápido crescimento;
- Temperos, ervas e plantas medicinais: escolha as que crescem em espaços pequenos e podem ser cultivadas em vasos dentro de casa;
- Frutas: limão, jabuticaba, morango e melão são exemplos de frutas que podem ser cultivadas vasos;
- Leguminosas e legumes: com ciclo de vida mais longo, necessitam de vasos mais profundos para um bom enraizamento.
Escolhendo o melhor local:
Antes de começar a sua horta em casa, observe os melhores locais para fazer o plantio. A recomendação é de que sejam locais com a presença de luz solar em algum momento do dia. Espaços como janelas, portas, beirais, varandas e sacadas são os ideias. Outra ideia interessante também para quem possui pouco espaço é a realização de hortas verticais ou suspensas.
Hora de plantar:
Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de sementes para plantio. Neste início de trabalho, opte por hortaliças que são fáceis no manuseio e tem o resultado mais rápido. As que possuem ciclo rápido como alface, cebolinha, manjericão e salsinha podem ser plantadas diversas vezes em qualquer temporada.
Já o local pode ser escolhido conforme a sua preferência. É possível realizar o cultivo em vasos ou diretamente na terra. Para ambos os casos, é necessário que o solo seja fértil, com nutrientes e minerais para que as plantas cresçam fortes.
Para plantações em vaso, escolha modelos com furos na parte inferior ou com sistema de irrigação, que controlem a umidade e forneça a quantidade ideal de água para plantio.
Pontos principais após o plantio:
Segundo o especialista, algumas práticas são fundamentais para que exista sucesso em sua horta. São eles:
- Observação: diariamente observe a horta, dessa forma, será possível identificar qualquer problema que possa surgir. Fique de olho no solo e principalmente nos possíveis animais que possam surgir. Caso perceba a presença de alguma praga, reveja as práticas de manejo;
- Adubo: com solo forte e saudável teremos a garantia de que as plantas irão conseguir se desenvolver livres da presença de pragas. Inclua práticas de adubação em sua rotina de plantio. Entre as práticas está a utilização de uma camada de cobertura vegetal morta (galhos, folhas e fibras secos) sobre o solo exposto. Além disso, é de extrema importância a incorporação de algum tipo de adubo na terra como os compostos;
- Irrigação: ponto-chave do cultivo, a água é uma das principais fontes de energia para as plantas e deve ser constante mantendo sempre o solo úmido, mas não encharcado. O período da manhã e o da tarde são ótimas opções de horário.
Viu como é fácil fazer a sua própria horta em casa? Aproveite esse período para começar novos hábitos e aprender um pouco mais sobre o cuidado de plantas!
Tem mais no vídeo a seguir:
Fonte: Rafael Pelosini, fundador da startup de agricultura urbana Yes We Grow.