O chá de hortelã (Menta piperita) ajuda a reduzir cólicas intestinais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, já que essa erva exerce ação tônica e estimulante no aparelho digestivo. Além disso, a hortelã tem poder analgésico, aliviando dores de cabeça, tosse, dor de garganta e até sinusite. É, ainda, relaxante do sistema nervoso, sendo recomendada em casos de insônia, e aumenta as atividades cerebrais, favorecendo a memória e a concentração. Outras aplicações popularmente conhecidas para o chá de hortelã são no combate ao mau hálito, para amenizar sintomas de gripes e resfriados e para facilitar a expectoração de catarro.
Na culinária
Com um sabor peculiar e bastante agradável, a hortelã é ingrediente comum em diversas receitas culinárias e em soluções caseiras para combater problemas de saúde. “Essa erva é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, nevralgias e nos casos de amebíase e giardíase”, explica a nutricionista do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM) Aurea Regina Marins Astulla.
Fácil de achar!
A hortelã é fácil de encontrar e comprar em feiras livres, supermercados, lojas especializadas em produtos naturais, farmácias homeopáticas e até em algumas floriculturas.
LEIA TAMBÉM
- Água aromatizada: aprenda a utilizar ervas e turbine o bem-estar!
- Ervas que emagrecem: 7 opções para incluir de vez na rotina alimentar
- 3 ervas contra dores que resolvem o problema de maneira natural e eficaz!
Consultoria: Aurea Regina Marins Astulla, pós-graduada em nutrição clínica, fitoterapeuta e nutricionista do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM)