Pele mais bonita, unhas fortes, cabelos brilhantes, saúde dos olhos e intestino em ordem são apenas alguns dos benefícios da abóbora. O alimento, que vai bem em pratos doces e salgados, fornece vitaminas, sais minerais, fibras e diversas substâncias que fortalecem a saúde como um todo.
Doenças sob controle
Diabéticos e hipertensos encontram no legume um grande aliado, já que ele contém baixo índice glicêmico, colaborando para o controle da glicemia, além de muitas fibras, que ajudam no metabolismo do controle da pressão. O poder de emagrecimento ainda colabora para manter essas doenças sob controle, além de refletir na prevenção de outros diversos distúrbios. “A abóbora é um alimento de baixa carga glicêmica, rica em vitamina A e com bons níveis de vitamina C, potássio, fibras, entre outros nutrientes”, destaca a nutricionista Angelina Zapponi.
Pele, olhos e cabelos
A cor da abóbora já entrega: ela é rica em betacaroteno, um carotenoide responsável pelos tons alaranjados dos alimentos e que, após ingerido, converte-se em vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos, da pele e do cabelo, além de fortalecer o sistema imunológico. “Os vegetais verde-escuros e frutas e vegetais de coloração amarela, alaranjada ou avermelhada são ricos em carotenoides. Esses alimentos, como por exemplo, a abóbora e a cenoura, protegem contra xeroftalmia (‘olhos secos’), cataratas e outras doenças oculares, além de auxiliar na imunidade do organismo contra infecções”, afirma a nutricionista Clarissa Baia Bargas Uezima.
Auxilio para os treinos
Quem busca ficar em paz com a balança tem na alimentação uma ajuda e tanto. Isso porque é por meio do que se consome que o corpo ganha os nutrientes certos para ter saúde e disposição, já os exercícios físicos tem o papel de queimar as calorias extras. A abóbora com certeza é um alimento que não pode ficar de fora da dieta de quem quer manter a forma. Rica em fibras e com baixo valor calórico, a abóbora é uma verdadeira aliada do emagrecimento. “Ela gera resíduo alcalino no organismo, favorecendo o equilíbrio ácido-básico, responsável pelo emagrecimento e equilíbrio metabólico. Além disso, por possuir quantidade significativa de fibras, auxilia na saciedade, frequência evacuatória e eliminação de toxinas”, salienta Angelina Zapponi.
Texto Redação Alto Astral
Consultoria Angelina Zapponi e Clarissa Baia Bargas Uezima, nutricionistas
Leia também:
- Conheça os benefícios do mamão e dos carotenoides para a saúde
- Saiba como recuperar a beleza dos cabelos após a gravidez!
- Proteção da visão: conheça dicas para cuidar bem dos olhos