Amenizar a TPM e seus sintomas pode parecer uma tarefa muito difícil, principalmente quando já se está no auge da irritação, cansaço e, até mesmo, das dores físicas que são típicas do período. Mas, existem alguns meios que são bastante recomendados para evitar que esses dias sejam repletos de desconforto.
Em alguns casos mais graves, o acompanhamento e a intervenção médica são recomendados. Porém, se você não se encaixa neste quadro, algumas mudanças e práticas na rotina podem se tornar essenciais para um maior bem-estar.
Conheça métodos fáceis para amenizar a TPM
Pratique atividade física
Exercícios são a principal recomendação para evitar e prevenir os sintomas desagradáveis que antecedem e perduram o período menstrual. Além de fazerem bem para o corpo e para a mente, as atividades físicas liberam endorfinas, contribuindo para uma sensação de prazer, relaxamento e até de um melhor funcionamento do intestino.
Adicione ao cardápio
Figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana. Todos estes alimentos são ricos em magnésio, nutriente essencial para amenizar a TPM e seus sintomas. Além desses, os ricos em cálcio como salmão, azeite de oliva e nozes também são ótimos para evitar as indesejadas cólicas menstruais.
Alimentos para deixar de lado
Os hábitos alimentares devem melhorar não só durante o período menstrual para alcançar uma melhora efetiva. Porém, especialmente na menstruação, é preciso evitar alguns grupos para não precisar lidar com náuseas, dores abdominais, nas mamas e alterações bruscas de humor. Entre eles estão: café (e alimentos com cafeína), sal, doces e bebidas alcoólicas.
Fuja da rotina
Se possível, faça alguma atividade ou passeio diferente da rotina. Desta forma, é mais fácil distrair a cabeça e distanciar qualquer tipo de irritabilidade. Evite brigas e discussões mais sérias para manter-se longe de conflitos e procure fazer coisas que te façam se sentir bem. Ainda que não pareça o momento ideal, as relações sexuais são extremamente benéficas durante esses dias para trazer uma maior sensação de bem-estar.
Procure um especialista
Alguns casos de TPM mais fortes só são resolvidos com medicamentos prescritos por médicos especialistas no assunto. O ideal é conversar com sua ginecologista ou endocrinologista para encontrar suplementos, vitaminas ou anticoncepcionais que ajudam a lidar com os sintomas de desconforto.
Chás medicinais
Para aquelas que buscam sempre opções mais naturais para o tratamento de dores e doenças, alguns chás podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e amenizar a TPM. O vitex agnus castus é proveniente de uma árvore que ajuda a controlar os picos hormonais. Além deste, também são recomendados os chás de óleo de linhaça, angélica e hipérico.
Beba muita água
Pode parecer clichê, mas a água é capaz de eliminar a maioria das toxinas presentes no corpo e ajuda a filtrar substâncias como o sal, evitando o mal-estar causado pela retenção de líquido. a condição é um dos principais sintomas apontados pelas mulheres quando o assunto é TPM.
Leia também:
- Banana contra TPM: no que essa fruta pode ajudar?
- Signos na TPM: saiba como o zodíaco influencia sua Tensão Pré-Menstrual!
- O que é TDPM? Entenda melhor a TPM “piorada” e confira seus principais sintomas