A redação é uma das etapas mais importantes de diversos concursos e vestibulares. Para ficar bem preparado, confira quais cuidados, antes e na hora da prova, podem ajudar você a elaborar um bom texto.
Antes de prova…
1. Mantenha-se informado
Geralmente, a redação tem como tema um assunto da atualidade. Refletir sobre os fatos que estão nos noticiários, ler opiniões a respeito deles e formular seu próprio ponto de vista é um exercício capaz de preparar melhor o candidato para a prova. Editoriais e artigos, que expressam opinião, são as leituras mais indicadas.
2. Treine
Especialistas recomendam que você elabore, pelo menos, duas redações por semana como forma de estudar para a prova. Escolha temas em debate e exercite sua argumentação e a construção do texto. Depois de pronta, peça para que um professor leia e avalie. Vale ainda trocar redações com outros colegas que também estão se preparando para o exame.
3. Estude as novas regras de ortografia
Muita coisa mudou com a reforma ortográfica. Por isso, fique de olho nas regrinhas que orientam o uso do hífen, de acento, e de junção ou separação de palavras. Relembrar as normas de ortografia nunca é demais.
Na hora da prova…
4. Leia o enunciado com cautela e identifique o tema
Leia a proposta de redação com atenção. Identifique o tema e o gênero textual solicitado e faça uma lista dos principais conceitos relacionados. Ler o enunciado pela metade ou correndo e achar que compreendeu o que é pedido é um erro que pode implicar em uma condução errada da redação.
5. Organize as ideias
Reflita sobre a relação do tema com os textos de apoio. Em uma folha, faça uma lista de possíveis posicionamentos sobre o assunto. Defina seu ponto de vista e procure pensar em ideias contrárias. Além disso, pense em argumentos que sustentam cada um desses pontos de vista. Eles devem ser consistentes e embasados em reflexões e dados.
6. Faça um rascunho
Esse é o momento de desenvolver o raciocínio. Não se afaste do modelo introdução, desenvolvimento e conclusão. As ideias apresentadas devem ser claras, ter sentido e estar ligadas entre si. Exceto quando exigido pelo gênero textual, use sempre a terceira pessoa do singular ou do plural.
7. Capriche na linguagem
Pense nas palavras que você vai utilizar e qual é o significado e peso delas no texto. Cheque se elas não contrariam os argumentos expostos. Se estiver em dúvida sobre a grafia de alguma palavra, substitua-a por um sinônimo.
8. Revise o texto
Leia e releia tudo o que você escreveu até ter a certeza de que não há erros de concordância, frases sem sentido no meio do texto ou parágrafos confusos. Substitua palavras repetidas em um mesmo parágrafo por sinônimos e verifique se não há erros de pontuação. Lembre-se de que a estrutura do texto deve ser condizente com o gênero textual exigido pela prova.
9. Passe o texto a limpo na folha oficial
Com a folha de rascunho em mãos, copie o texto revisado. Capriche na letra. É primordial que o avaliador consiga ler e entender tudo o que foi escrito. Respeite os espaços antes do início dos parágrafos e procure não rasurar. Preste muita atenção para não pular nenhuma parte no momento da transcrição.
10. Cheque seus dados
Veja se seus dados estão preenchidos corretamente na folha de prova. Elaborar uma excelente redação e deixar de colocar o nome ou número de identificação é mais do que um pesadelo.
Matéria original publicada na revista Guia Prático de Português e Redação, da Editora Alto Astral.
Revisão: Mariana Kohlrausch
SAIBA MAIS:
7 dicas para aprender cada vez melhor
Cursos on-line para perder o medo de falar em público