Depois do suco verde fazer muito sucesso por aí, agora é a vez do suco rosa ganhar fama no mundo das dietas. A nova sensação da Europa chegou por aqui há pouco tempo, mas já ganhou o cardápio de quem está na luta contra a balança. Feito sempre com beterraba crua, o suco pode ser combinado com outros ingredientes como salsão, couve, sementes de chia e linhaça, além da laranja, mirtilo, cramberry, goji berry, romã e pitaya, entre outros. Confira o que especialistas falam sobre essa novidade!
Benefícios comprovados
Uma pesquisa publicada no periódico Journal of Applied Physiology, dos Estados Unidos, afirma que o suco rosa pode melhorar em até 10% a performance física e recuperar as fibras musculares. Além disso, a beterraba auxilia a perda de peso por conter uma grande quantidade de fibras que promovem o bom funcionamento do intestino, e ainda dá sensação de saciedade. “A beterraba deve ser utilizada crua, pois o cozimento rompe as fibras aumentando a liberação do açúcar natural”, indica a nutricionista Fátima Miquelim, nutricionista do grupo NK. Raiz rica em nutrientes, a beterraba possui o óxido nítrico, uma substância responsável por reduzir a pressão arterial, auxiliando o corpo a ter mais resistência. “Ela é nutritiva, contêm várias vitaminas do complexo B e minerais, fornece beleza para pele e ainda aumenta o desempenho do organismo”, indica Andrea Galdino Figueiredo, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
É desintoxicante!
Alguns alimentos contribuem para o acúmulo de toxinas no organismo e podem alterar o bom funcionamento do corpo. Muitas vezes, é isso o que causa dores de cabeça, mau funcionamento do intestino, cansaço e má digestão. O suco de beterraba ajuda a eliminar, de maneira natural, as toxinas acumuladas no corpo ao longo do dia. “As frutas, verduras e legumes utilizados na sua composição são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para o combate dos radicais livres produzidos pelo organismo”, afirma Miquelim. Dessa forma, o suco elimina as toxinas que causam várias doenças e degeneração dos tecidos, promovendo o envelhecimento precoce.
LEIA TAMBÉM
- Suco detox: 10 receitas para limpar as impurezas do corpo!
- Confira os melhores alimentos para incluir no suco detox!
- Suco rosa: 3 receitas para blindar o coração
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Andrea Galdino Figueiredo, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo; Fátima Miquelim, nutricionista do grupo NK