Na gestação, é possível descobrir se o bebê tem síndrome de Down através do ultrassom morfológico. Embora não seja 100% eficaz, o exame é um panorama para que a futura mamãe procure aporte emocional para cuidar da criança que está por vir. O obstetra Domingos Mantelli falou mais sobre o assunto!
Novos exames
“Se o ultrassom morfológico demonstrar que há a possibilidade de ser um bebê com síndrome de Down e quiser ter certeza, parte para o exame chamado cariótipo fetal. Ele é realizado através de uma punção feita pela barriga da mãe, no qual é retirado material genético do bebê para analisar a parte cromossômica. Neste caso, terá 100% de certeza de que o neném é ou não um Down.”
Cuidados na gestação
“O pré-natal de uma gestante com bebê com síndrome de Down é igual a qualquer outra gestação, já que não há maiores complicações. Como as crianças com síndrome de Down costumam ter problemas cardíacos, recomendamos o exame de ecocardiograma fetal durante o pré-natal.”
Relaxe no parto
“Pode ser realizado o parto normal, só se deve partir para a cesárea se houver complicações para a mãe ou o bebê. A síndrome de Down não interfere na via de parto nem apresenta risco de trabalho de parto prematuro.”
Mamãe preparada
“Não há nada a se fazer na gestação. Porém, a mulher já pode se preparar psicologicamente pra receber um bebê com síndrome de Down e saber quais são as suas principais necessidades de cuidado. Então vale a pena para evitar o susto da família e para que todos possam se preparar da melhor forma para receber essa criança.”
VEJA TAMBÉM:
Lindas orações para ensinar seus filhos a rezar
Inteligência infantil: cuidados começam na gestação
Enjoo na gravidez: o que fazer?