Vender mais e aumentar os lucros é o objetivo de todo negócio. Nesse ponto, a internet não pode ser só um meio, mas o elo necessário para aproximar marca e clientes de forma rápida e fácil. Visando atingir prováveis consumidores de outras regiões ou estados, a utilização de redes sociais para empresas é o caminho essencial para se destacar no mercado.
Entretanto, para ganhar visibilidade e enfrentar a alta competitividade, é preciso investir em boas estratégias de marketing. Por isso, em conjunto com seu site, blog ou e-commerce, um dos planos consiste em alavancar o seu empreendimento online, utilizando as mídias
Com o uso correto dessas ferramentas você poderá alcançar mais pessoas e conquistar um público ainda não explorado. Vejamos a seguir quais plataformas investir e como utilizá-las a seu favor para gerar rendimentos positivos.
Conheça os diferentes tipos de redes sociais para empresas
YouTube
O YouTube é a mídia de compartilhamento de vídeos mais popular no
mundo. Segundo o Think with Google, cerca de 98% dos brasileiros acessam
esse site pelo menos uma vez ao mês. Por isso que trabalhar na rede social como youtuber já se tornou uma opção profissional de muitos.
- O segredo para destacar o seu negócio nessa ferramenta está no planejamento de suas pautas;
- Crie um canal e faça a apresentação de seus produtos ou serviços, palestras, tutoriais, histórico da empresa, depoimentos de clientes e novidades a respeito do seu negócio;
- Vídeos viralizam facilmente, ainda mais quando são de modificações pessoais. Um dentista, por exemplo, pode muito bem publicar uma gravação de uma transformação com procedimento estético dental (com autorização prévia do paciente), criar conteúdos interessantes para seu público, como curiosidades, e, assim, fazer propaganda de si mesmo ou de sua clínica;
- Sempre tente gravar os vídeos de forma espontânea, sendo o mais objetivo possível para atingir o público-alvo. E para a edição, poderá usar o Adobe Premiere Pro, um excelente programa para edição de gravações;
- Edite seu vídeo, adicionando sua própria vinheta e destacando a sua marca para que o cliente assimile o conteúdo com facilidade. Para isso, utilize o Biteaple, um programa gratuito para a criação de logotipos e vinhetas;
- Escolha as palavras-chaves certas que entrarão na produção. Se não sabe quais são, conte com o planejador de termos relevantes, o Google Ads;
- Organize o seu canal, separando os vídeos por temas em playlists específicas;
- Analise o desempenho de seu canal na plataforma com o Analytics do YouTube.
O Facebook é outro excelente aliado para destacar o seu negócio online. Uma das redes sociais para empresas mais populares mundialmente. Sendo uma das melhores ferramentas para viralizar conteúdo.
- Crie uma fanpage para a sua marca;
- Divulgue conteúdos interessantes para o seu público e que possam ser compartilhados, como cards (que podem ser feitos no site Canva), vídeos simples de um minuto sobre temas interessantes, memes ligados ao seu negócio;
- Use o marketplace do Facebook para vender os produtos de sua loja virtual, para isso, faça a integração do seu negócio com a rede social;
- Invista no Facebook Ads para impulsionar suas publicações por meio de anúncios pagos.
O Instagram é mais uma das redes sociais superpopular e que pode ser usada para destacar o seu negócio online. É uma das plataformas mais recomendadas para que você possa divulgar seus produtos e serviços, como uma vitrine. O legal é integrar a ferramenta juntamente com seu site principal.
- A plataforma permite fazer um perfil comercial, assim é possível criar sua loja virtual de tênis, de roupas, artesanatos. Enfim, o que quiser comercializar por lá;
- O primeiro passo é dedicar um tempo à descrição do seu perfil. Para isso, destaque o seu logotipo como avatar e adicione uma definição objetiva sobre a proposta da sua empresa associada ao link da sua loja virtual;
- Destaque a imagem de sua empresa. Procure mostrar os momentos bons com sua equipe. As qualidades da companhia podem ser capturadas pelas câmeras e divulgadas no Instagram. E não esqueça de usar hashtags (#) em suas fotos para destacar as palavras-chave;
- Use os stories para ressaltar detalhes que representam a sua marca. A última novidade do Instagram é que, devido ao momento de pandemia, a plataforma lançou o “comprar local”. O uso do sticker tem como objetivo apoiar as pequenas empresas. Assim, seus seguidores podem ajudar a divulgar seu negócio;
- Amplie suas vendas através do Shopping do Instagram, uma nova ferramenta que permite criar tags para fotos de contas comerciais. Assim, você poderá redirecionar os visitantes para o site oficial da sua loja.
Essas foram algumas dicas para mostrar como é possível qualquer um ou negócio se destacar e vender mais utilizando as rede sociais para empresas de pequeno, médio e grande porte.
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