Optar por refeições balanceadas, leves e nutritivas deve ser uma atitude rotineira, já que o ditado “Você é o que você come” tem toda razão. Por isso, com a depressão, a ansiedade e o estresse não é diferente! Deixar de lado refeições muito calóricas e gordurosas pode colaborar (e muito!) para a saúde mental. “Alimentos como o açúcar, mel, doces, bolos, bolachas e bebidas
doces, especialmente refrigerantes, provocam excesso de açúcar no sangue e no cérebro, com uma rápida alta de serotonina e, em seguida, uma baixa abrupta da mesma, o que provoca ânsia por consumir mais açúcar”, explica a nutricionista Thaíz Maia. Confira a seguir algumas receitas de saladas que favorecem o cérebro e aproveite os benefícios!
Salada de rúcula com pera e nozes
Ingredientes:
- 1 maço de rúcula
- 2 peras grandes fatiadas sem a casca e as sementes
- 10 a 12 nozes quebradas
- 50g de queijo parmesão light em lascas
Modo de preparo
Espalhe as folhas de rúcula no fundo da saladeira. Cubra com as fatias de pera. Jogue as nozes por cima. Por fim, coloque as lascas de parmesão. Se não for servir a salada imediatamente, é bom mergulhar as fatias de pera em água com suco de limão para não ficarem muito escuras. O parmesão deve ser o pedaço inteiro, passado no ralador de fatiar e não no ralador fino.
Salada de grão-de-bico com frango
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de grão-de-bico
- 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
- 1/2 cebola picada
- 1 cenoura ralada
- 1 xícara (chá) de uva-passa branca
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- Suco puro de 2 limões
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 maço de alface lavado
Modo de preparo
Coloque o grão-de-bico em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Coloque em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 minutos depois de pegar pressão. Desligue, deixe sair toda a pressão naturalmente e abra a panela. Escorra e esfregue para sair a pele dos grãos. Coloque em uma tigela, junte o frango, a cebola, a cenoura, a uva-passa, o cheiro-verde, o suco de limão, tempere com sal e pimenta e mexa. Leve à geladeira por 30 minutos. Coloque as folhas de alface em uma saladeira, cubra com a salada de grão-de-bico e sirva
Salada de abacate e camarão com maçã e radicchio
Ingredientes:
- 1/2 maçã verde
- 1/2 xícara (chá) de radicchio picado
- 2 colheres (sopa) de cebola roxa picada
- 8 camarões grandes cozidos
- 6 ovos de codorna cozidos
- 1 abacate médio maduro
- 1 colher (sopa) de suco puro de limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Alface a gosto
Molho holandês:
- 1 gema de ovo
- 1 colher (sopa) de suco puro de limão
- Sal a gosto
- 50g de manteiga light
Modo de preparo
Pique a maçã e misture com o radicchio e a cebola. Parta 2 camarões em pedaços pequenos e junte à mistura anterior, assim como os ovos de codorna em metades e o abacate picado já misturado com o limão para não oxidar. Junte esses ingredientes à mistura anterior e tempere com sal e pimenta. Mexa com cuidado. Para o molho, em um processador, bate a gema com o limão e sal até emulsionar. Derreta a manteiga até ferver, mas sem queimar (é necessário que a temperatura seja elevada para espessar o molho e cozer a gema), junte ao preparado anterior e bata de novo. Esse molho deve ser mantido na geladeira até o momento de usar. No prato de servir, faça uma cama de alface e espalhe a mistura de abacate e maçã. Coloque uma colherada de molho no topo e espalhe 3 camarões sobre cada um. Distribua a mistura restante em volta do abacate. Acrescente mais molho a gosto. Sirva em seguida.
Salada de manga e camarão
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de camarão médio sem casca cozido
- 1 xícara (chá) de manga em cubos
- Pimentão vermelho em cubos a gosto
- Cebola em cubos a gosto
- Suco puro de 1/2 limão
- 4 colheres (sopa) de azeite
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
- 4 colheres (sopa) de castanhas de caju picadas
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture o camarão, a manga, o pimentão e a cebola. Tempere com o suco de limão, o azeite, sal, pimenta e cheiro-verde. Leve à geladeira por 1 hora e polvilhe com a castanha na hora de servir.
Texto: Paula Santana | Consultoria: Thaíz Maia, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- O autoexame nas mamas é fundamental para a saúde da mulher. Aprenda a fazer!
- Beterraba combate a anemia: entenda como ela pode ajudar contra esse problema!
- Pratique mindfulness com a técnica da uva-passa