Não gostar de ir à academia é normal: nem todo mundo se sente bem em malhar na frente de mais pessoas e alguns não têm tempo para se deslocar até o local. Mas isso não é desculpa para não praticar exercícios físicos. Afinal, existem várias atividades que podem ser praticadas sem sair de casa e, o melhor: sem gastar muito dinheiro. Pular corda é uma delas!
Simples, barato e eficiente
Basta ter um lugar espaçoso na casa, uma corda e colocar um tênis confortável. O exercício serve para emagrecer e melhorar o condicionamento físico. “Como qualquer atividade cardiorrespiratória, tem-se um aumento do bem-estar provocado por uma liberação hormonal (de endorfina), alto gasto calórico, melhoria dos níveis de colesterol e glicemia, redução da pressão arterial…”, afirma o professor de educação física Marcus Mattos.
Antes de começar a pular corda
É preciso se certificar de que a pressão arterial está controlada. Também é necessário conhecer a frequência cardíaca máxima a ser atingida. Assim, um indivíduo de 25 anos não deve ultrapassar os 195 batimentos cardíacos por minuto, por exemplo. O ideal, na verdade, é ficar entre 65 e 85% da frequência máxima e usar um frequencímetro para controlar os batimentos. A atividade também é contraindicada para quem tem problemas nas articulações ou lesões nos ossos ou músculos.
Bom treino!
Gasto calórico: entre 280 e 420kcal em 30 minutos. Comece com 10 minutos, três vezes por semana, intercalando 2 minutos de exercício com 1 minuto de descanso. Na próxima semana, aumente para quatro vezes e 20 minutos. Na terceira semana, o treino deve ser feito todos os dias, durante 15 minutos pelo menos.
Consultoria Marcus Mattos, professor de educação física
LEIA TAMBÉM:
- Exercícios que farão você começar bem o dia!
- Conheça as principais opções de exercícios aeróbicos
- Exercícios físicos para fazer durante a gestação