Ser promovida em seu local de serviço é sempre uma boa notícia. Mas, com o novo cargo, vêm também outras responsabilidades, colegas de trabalho e atividades diárias. Como ser aceita nesta posição de liderança pelos demais funcionários? O segredo está na imagem pessoal, e María Julia Costa, consultora de imagem e estilo, explica como se dar bem neste desafio.
Mudanças
Tente visualizar como será essa nova etapa da sua vida profissional: quais serão suas responsabilidades? Com quem irá lidar no dia a dia? Que atividades serão diferentes das que fazia antes? Respondendo a estas questões, será mais fácil decidir que imagem pessoal você deve adotar. “Você não vai mudar da noite para o dia mas ganhará aos poucos consciência das suas novas necessidades”, afirma a especialista.
Novo look
A maneira como se veste precisa condizer com a posição de destaque que ganhou. A consultora indica mudanças nos cabelos, pois elas causam uma sensação de renovação rápida. Uma pele maquiada e com aspecto saudável também é muito bem-vinda. Já em relação a repaginar o visual, é importante ficar atenta a como as pessoas do mesmo nível que você se arrumam normalmente. Observando isso, vale apostar em itens clássicos, como camisas e peças de alfaiataria ‒ claro que se o ambiente de trabalho permitir.
Atitude de chefe
Só porque subiu de função não quer dizer que você sabe mais ou pode sair mandando em todo mundo. Você foi escolhida para representar uma líder, a qual todos podem seguir como exemplo. “Continue tratando as pessoas como sempre, porém lembre que cobrarão de você mais responsabilidades e resultados. Agregue, compartilhe e promova os funcionários, pois essa é a sua nova função”, diz a especialista.
Leia também:
- 5 itens de make para usar no trabalho todos os dias!
- Síndrome de bournout: estresse no trabalho pode se refletir na vida pessoal
- Motivação no ambiente de trabalho: como aumentar?