O calor extremo das últimas semanas faz aumentar ainda mais um problema que atinge a grande maioria das pessoas: pele oleosa. O Papo Feminino conversou com duas especialistas no assunto para saber as causas, os produtos que podem ser utilizados no tratamento, as áreas do corpo que mais sofrem com isso, e o principal, receitas caseiras para se livrar da oleosidade. Confira:
Segundo a esteticista Bruna Pigatto a oleosidade ocorre por vários fatores:
– Desequilíbrio hormonal
– Genética
– Uso inadequado de produtos
– Falta de higiene
– Má alimentação
– Estresse
– Ambientes muito quentes e mal ventilados
– Exposição excessiva ao sol
+ Veja também | Fique atento aos problemas de saúde dentro de casa
Agora no verão, o calor estimula ainda mais a produção de suor pelas glândulas sudoríparas e, consequentemente, estimula a maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. As áreas mais afetadas são testa, nariz e queixo, regiões conhecidas como zona T, além de bochechas, colo, ombros e a parte superior das costas.
Tratamentos
A esteticista Liandra Mezzono explica que os produtos para pele oleosa atuam para a normalização das glândulas sebáceas e possuem ação calmante e suavizante da epiderme. Porém, deixa claro que é sempre preciso consultar um profissional da área que indique o tratamento adequado.
É importante saber que a oleosidade excessiva não tem cura, mas que pode ser feito um controle através de higienização diária com produtos que limpam, tonificam e hidratam a pele. A esteticista dá dicas para realizar este processo corretamente:
– Sempre remova a maquiagem antes de dormir
– Lave o rosto no período da manhã e da noite
– Escolha um sabonete específico para pele oleosa que, de preferência, contenha alguns ativos como ácido salicílico, ácido glicólico, enxofre, zinco ou própolis
– Não exceda mais de duas lavagens da face por dia, pois, ao contrário do que se imagina, lavar o rosto várias vezes ao dia ocasiona o efeito contrário, levando as glândulas sebáceas a produzir sebo em dobro e deixando o rosto mais oleoso
– Use tônicos adstringentes, que estabilizam o pH da pele e fecham os poros
– Ao escolher o hidratante e filtro solar, dê preferência aos produtos fluídos – todos esses produtos devem ser livres de álcool e óleo
Outras dicas para diminuir a oleosidade são o uso de tônicos adstringentes, que estabilizam o pH da pele e fecham os poros, além de hidratantes fluídos e filtro solar. Todos esses produtos devem ser livres de álcool, e claro, óleo.
+ Veja também | Os cuidados com a saúde que a mulher precisa ter ao longo da vida
Receitas caseiras
Esfoliação com iogurte e açúcar e máscara de argila verde com chá de camomila:
A esfoliação hidrata e elimina as células mortas, já a máscara é bactericida, anti-inflamatória, calmante e ajuda a controlar a oleosidade.
Receita da esfoliação:
1 colher de iogurte natural
1 colher de chá de açúcar
Misture os dois e aplique sobre a pele limpa em movimentos circulares, em seguida, enxágue e aplique a máscara de argila verde com chá de camomila.
Receita da máscara:
1 colher de sopa de argila verde
1/4 de xícara de chá de camomila gelado
Misture até ficar homogêneo, aplique sobre a face e deixe agir por 20 minutos. Depois enxágue e aplique o filtro solar. O procedimento pode ser realizado de uma a duas vezes por semana.
+ Veja também | Como manter a saúde no verão
Compressa de salsinha
Receita:
1/2 litro de água
3 colheres de sopa de salsa bem picada
Ferva a água, retire do fogo, acrescente a salsinha e deixe abafar por 10 minutos na água quente, após, coe e deixei a água esfriar. Depois umedeça alguns chumaços de algodão com a água e faça compressas no rosto.
Cuidados especiais
Não se deve realizar nenhum tratamento caseiro que faça uso de limão, pois ele queima a pele e causa manchas.
Consultoria:
Liandra Mezzomo, esteticista do salão Esmell Leblon.
Bruna Pigatto, esteticista do i9 Hair & Spa.