Considerado medicinal em alguns países asiáticos, como China e Índia, a goji berry desperta o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante. Da família das frutas vermelhas, ela é uma ótima opção para quem deseja saúde e boa forma.
Goji berry na dieta
Febre nas dietas mais badaladas, a goji berry não faz feio quando o assunto é perda de peso. A grande quantidade de fibras e substâncias antioxidantes fazem com que a fruta ajude no emagrecimento. As fibras dão sensação de saciedade prolongada, evitando ataques à geladeira; já os antioxidantes ajudam a eliminar as gordurinhas existentes e evitar que novas se acumulem. Até a celulite entra nessa, já que surge devido ao acúmulo de gorduras localizadas.
Benefícios ao organismo
Proteínas, minerais e vitaminas essenciais fazem parte desta pequena fruta com aparência que lembra uma uva-passa. “À goji berry são atribuídas muitas propriedades medicinais, pois é uma ruta rica em aminoácidos e vitaminas”, destaca a nutricionista Vanessa Minossi. Vitamina A, C, E e do complexo B são as principais presentes no alimento. Como resultado, diversos benefícios são oferecidos ao organismo, como prevenção de envelhecimento precoce, fornecimento de mais energia, combate à inflamações, redução de colesterol e proteção à pele.
Controle do diabetes
Uma vantagem em especial da goji berry merece atenção: estudos feitos com o alimento apontaram que a fruta em efeito hipoglicemiante, isto é, ajuda no controle do índice glicêmico do sangue, o que faz com que haja um maior controle do diabetes. Além disso, sua alta concentração de fibras ajuda na síntese dos açúcares consumidos na alimentação.
Quanto consumir
Apesar de estar em dietas de emagrecimento, a goji berry é bem calórica, sendo que duas colheres (sopa) possuem mais de 100 calorias. Por isso, o ideal é não extrapolar no consumo.