Connect with us

O que você está procurando?

Conheça alternativas para sair de vez da lista de inadimplentes
-

Nome limpo

Conheça alternativas para sair de vez da lista de inadimplentes

  

  

Conheça alternativas para sair de vez da lista de inadimplentes

Você sabia que existem empresas que compram suas dívidas e negociam por você? E que há várias etapas para conseguir se livrar daquele título protestado? Confira as dicas de uma especialista do Procon e aproveite a grana extra do fim de ano para ficar com a vida financeira em dia.

  

Passe a bola

*Para negociar, se você não quiser procurar a empresa à qual deve, pode consultar uma empresa terceirizada de cobranças e vender suas dívidas.

*Dessa forma, você renegocia seu débito com terceiros. “O consumidor passa a dívida para uma empresa que negocia direto com o credor. E a dívida, então, passa a ser com a empresa de cobranças”, explica Renata Reis, técnica do Procon.

*Quando você quita ou negocia seu débito com uma firma terceirizada, ela deve pedir alteração no SPC ou Serasa para que a dívida seja transferida para o nome dela. Assim, você sai da lista de inadimplentes.

*Mas fique atenta: informe-se se essa empresa está credenciada para fazer esse processo.

  

Títulos protestados

*Em caso de cheque sem fundo, a primeira coisa a fazer é efetuar uma pesquisa no banco para identificar para onde esse cheque foi emitido.

*Ou, então, procure diretamente o cartório. Na certidão consta o nome, endereço e telefone de quem apresentou o título para protesto.

*De posse dessas informações, você deve procurar o seu credor, checar se ele está com o cheque e quitar a dívida.

*Diante disso, “além do resgate do cheque, é interessante que você solicite uma carta de anuência, isto é, um documento comprovando que você realizou o pagamento, com a data e o valor detalhados, inclusive dos juros cobrados”, orienta a especialista.

*Então, você vai até o cartório e apresenta o cheque e a carta de anuência. Lá, é preciso pagar uma taxa para dar baixa no protesto.

*Feito isso, é preciso ir ao banco onde você tem conta e pagar outra taxa, a CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo do Banco Central. O banco cobra essa taxa par tirar seus dados desse cadastro e finalizar a regularização do seu problema.

  

Lembretes

*Além de cheques sem fundos, o procedimento citado acima é aplicável também a notas promissórias, letra de câmbio e todos os outros títulos e créditos.

*“Quando é o protesto que aparece no SPC ou Serasa, o próprio cartório, quando o consumidor quitar a dívida, vai mandar um ofício pra esse órgão pra regularizar a situação”, ressalta a técnica do Procon.

*Caso a dívida seja de cartão de crédito ou financiamento de veículo (desde que não esteja atrelada a um título de crédito, como uma nota promissória), por exemplo, quando você efetuar a negociação com o credor, é ele quem vai entrar em contato com o órgão de proteção ao crédito pra limpar seu nome. Você não precisa ir até lá e nem pagar nenhuma taxa para isso.

 

*Conteúdo extra da revista Malu 435

Texto: Giovana Sanches
Consultoria: Renata Reis, técnica do Procon. Site:
www.procon.sp.gov.br

Advertisement

Estilo de vida

Depoimentos de mulheres que não se arrependem dessa opção

Estilo de vida

Depoimentos de ex-fumantes que participaram de um evento que resultou na matéria da Malu

Famosos

Envolvida em dois projetos na telinha, a atriz fala do desafio de viver personagens diferentes

Famosos

A atriz fala das mudanças que espera com o término da novela, inclusive no visual!

Famosos

Atriz está grávida de sete meses

Famosos

Atriz está grávida de sete meses

Famosos

Atriz está grávida de sete meses

Famosos

Atriz está grávida de sete meses