Se a sua resposta foi as mulheres, você acertou. Ao contrário das mães, os homens não perdem suas horas de sono com as crianças. Essas informações são de uma pesquisa recente pela Academia Americana de Neurologia que analisou os hábitos de sono de 5805 pessoas nos Estados Unidos. Os entrevistados responderam perguntas sobre o quanto têm dormido e quantos dias se sentiram cansados no último mês e, para a análise, foram considerados fatores como idade, educação, estado civil, número de crianças na casa, renda e outros.
Das três mil mulheres, foi notado que o único fator associado com dormir ou não o suficiente foi a presença de crianças na casa, com cada criança aumentando em 50% as chances de falta de sono. Já para os homens, esse fator não influenciou as respostas. “Eu acho que esses resultados podem apoiar essas mulheres que dizem se sentar exaustas”, afirmou a autora do estudo, Kelly Sullivan. Enquanto 62% das mulheres sem filhos afirmaram estar dormindo no mínimo sete horas por dia, apenas 48% das com crianças deram a mesma resposta.
A pesquisadora explica que dormir o suficiente é um componente chave da saúde de maneira geral e pode impactar o coração, a mente e o peso. Portanto, é importante entender o que está impedindo as pessoas de dormirem o quanto precisam. Pelo que o estudo mostra, dividir melhor as responsabilidades com os filhos dentro de casa pode ajudar a melhorar a saúde das mulheres.
Leia também:
- Diminua a insônia com a prática dos esportes aquáticos
- Combata a insônia, melhore o humor e controle a TPM
- Insônia: saiba o que está relacionado às noites mal dormidas!