Para manter o corpo sempre em forma e mandar os quilinhos extras para bem longe, é necessário aliar a prática regular de atividades físicas com uma alimentação balanceada. No entanto, antes de apostar nos exercícios, é muito importante saber qual é o mais indicado para o seu objetivo e suas condições físicas. Abaixo você confere os benefícios do treino de musculação em circuito – feito alternando diferentes aparelhos e sem descanso entre as repetições – para a saúde e o emagrecimento. Mas não se esqueça de ficar atenta quanto às contraindicações e procure um profissional da área para auxiliá-la na execução!
1. Aliado do coração!
O treino com peso pode favorecer a saúde do coração desde que seja feito em circuito. Quando você pratica exercícios de hipertrofia, em que as séries são menores e a carga de peso é maior, não há estimulação do sistema cardiovascular.
2. Mais resistência física
O peso utilizado e a repetição das séries ajudam a desenvolver força e resistência, aumentando o tamanho dos músculos e favorecendo sua definição.
Leia mais:
- Dicas para intensificar os exercícios na academia e queimar calorias
- Saiba o que comer antes e depois da academia
- “Adianta malhar e não fazer dieta?”
3. Melhora as articulações
Quem sofre de dores articulares pode e deve fazer musculação. No entanto, a prática só é permitida com a supervisão de um profissional da área, respeitando as limitações de cada indivíduo para não haver mais complicações.
4. Musculação também elimina gorduras
Além de potencializar o gasto calórico, trabalhar os músculos em forma de circuito é muito eficiente na queima de gorduras. Isso ocorre porque quando há aumento de massa magra o metabolismo fica mais ativo, o que ajuda a eliminar os pneuzinhos mesmo em repouso.
5. Auxilia o sistema respiratório
“Com a melhora do sistema cardiovascular, o sistema respiratório também é beneficiado, pois favorece a capacidade de absorção do oxigênio, as trocas gasosas, a eficiência da frequência respiratória, da ventilação pulmonar e de todo o sistema respiratório”, afirma Fabiana Gonçalves, personal trainer de Belo Horizonte (MG).
6. Combate a flacidez
“A prática de hipertrofia aumenta o tamanho do músculo, enrijecendo a região considerada flácida. Também há um gasto calórico, o que ajuda a queimar gordura”, completa Klein.
7. Reduz o colesterol ruim
Quando o assunto é saúde, a musculação ganha pontos positivos. A atividade diminui a gordura corporal, reduzindo também o aumento do colesterol ruim. Além disso, o exercício gera uma demanda energética que é suprida pela glicose presente no músculo. “Para repor esse estoque, o organismo procura glicose no sangue, ajudando a baixá-la”, explica Carlos Klein.
Texto: Jacque Lopes e Júlia Prado/Colaboradoras | Consultoria: Carlos Klein, personal trainer de São Paulo; Fabiana Gonçalves, personal trainer de Belo Horizonte (MG); Nikolas Chaves Nascimento, personal trainer de Belo Horizonte (MG).