Para ter mais energia, disposição e, de quebra, eliminar alguns quilinhos, é importante ingerir alimentos ricos em fibras e também em diversos nutrientes benéficos ao organismo. Por isso, trouxemos a seguir três opções de mix de farinhas, grãos e cereais que vão ajudar você nessa missão!
Mix de farinhas para metabolismo mais rápido
Para preparar esse mix de farinhas poderoso, misture 1 porção de farinha branca comum e a mesma quantidade de farinha de maracujá, feijão-branco e banana verde. Consuma 1 colher (chá) do alimento no leite, shake ou mingau.
• Farinha de maracujá: fonte de fibras e rica em pectina, ajuda no bom funcionamento do intestino, impede o estoque de gordura e elimina toxinas do corpo.
• Farinha de feijão-branco: além de possuir fibras, tem amido resistente, que combate a prisão de ventre e auxilia na formação do bolo fecal. Sem contar que a farinha de feijão-branco ainda reduz o mau colesterol, controla a glicemia e sacia a fome fora de hora.
• Farinha de banana verde: possui potássio, magnésio, zinco e cálcio. Esses minerais atuam diretamente no emagrecimento, já que são responsáveis por acelerar o metabolismo, ou seja, a queima de calorias pelo organismo.
Adeus, intestino preguiçoso
A aveia e a linhaça podem ser misturadas a biscoitos, sopas, pães, tortas, arroz e massas integrais. Mas, se desejar, pode consumi-las com frutas, leite desnatado ou iogurte light. Por fim, o farelo de trigo fica uma delícia batido com sucos ou vitaminas. Para não exagerar na dose diária de fibras, o recomendado é ingerir apenas 1 colher (sopa) desses alimentos individuais ou misturados.
• Aveia: combate o mau colesterol e é rica em fibras, colocando um ponto final na prisão de ventre e em outros incômodos intestinais. Seu consumo diário impede a formação de gordura abdominal e ajuda o organismo a eliminar toxinas.
• Linhaça: “Combate o envelhecimento celular, a retenção de líquidos e os sintomas da menopausa”, argumenta Emy Takahashi, nutricionista de São Paulo.
• Farelo de trigo: fonte de fibras solúveis e insolúveis, auxilia na formação de uma flora bacteriana saudável, favorecendo a evacuação das fezes.
Diga não à osteoporose
O feijão pode ser substituído pela soja, no limite de até 4 colheres (sopa) por dia. Já as sementes de gergelim são ótimas como tempero de saladas, frango e tortas. Elas também podem ser consumidas misturadas no iogurte, mas sua ingestão não deve ultrapassar 1 colher (chá) ao dia. As nozes são ideais no preparo de bolos, arroz, farofa e pão. Consuma até 2 unidades por dia.
• Soja: estudos comprovam que as isoflavonas, substâncias encontradas nesse grão, auxiliam na manutenção da densidade óssea, principalmente em mulheres que estão na menopausa.
• Gergelim: rico em manganês, cobre, cálcio, vitaminas B1 e E. É um poderoso antioxidante, capaz de combater até alguns tipos de câncer. Sem contar que possui fitoesterois, que impedem o aumento do colesterol ruim.
• Nozes: suas proteínas e minerais contribuem para a saúde do organismo e têm papel fundamental na perda de peso, quando consumidas com moderação.
Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Emy Takahashi, nutricionista
Pare de sofrer. Aprenda a lidar com a ansiedade, baixe nosso e-book totalmente gratuito.
LEIA TAMBÉM
- Quais os melhores grãos e cereais para cada refeição?
- Farinhas sem glúten para acabar com a barriga estufada
- Farinha e biomassa de banana verde: conheça o poder deles na dieta