O Mindmapping – ou, em tradução livre, “mapa mental” ou “mapa da mente” – é um método muito eficaz para organizar pensamentos e fazer registros de maneira visual e colorida, liberando, assim, altos níveis de criatividade. A técnica foi desenvolvida pelo psicólogo inglês Tony Buzan, com o intuito de compreender e solucionar problemas, além de aprimorar a memorização e o aprendizado.
Isso porque é comum que profissionais se depararem com momento de desaceleração durante o dia. A origem deste problema pode ter diversas causas, sendo as mais comuns podem estar ligadas ao cansaço, correria, falta de foco ou simplesmente pelo fato de se verem diante de várias coisas para resolver, e todas urgentes.
Esse cenário atrapalha – e muito! – quando é preciso tomar alguma decisão. De acordo com Beatriz Nóbrega, psicóloga e coach, que atua há mais de 19 anos na Área de Recursos Humanos, a técnica deve ser aplicada na hora de encontrar possíveis caminhos, na tomada de decisão de que caminho seguir ou toda a vez que necessitar. ” Planejar próximos passos, preparar-se para uma entrevista ou fazer um plano de ação são situações que as pessoas podem alcançar o sucesso esperado aplicando o método do Mindmapping”, aponta.
Beatriz lembra que o mindmapping foi usado no restabelecimento da energia elétrica em Manhattan após os atentados de 11 de setembro, no planejamento de cidades inteiras no Golfo e está presente no design dos produtos Apple. ” A partir dela é possível acrescentar novas ideias e assim aprofundar e abranger muito mais do que uma simples lista de ideias”, reforça.
A técnica utiliza a lógica, atua com linhas retas, sequencias, letras, números e listas e também com a criatividade e imaginação. ” Desta forma, cada lado do cérebro alimenta e fortalece simultaneamente o outro de modo a produzir um poder criativo ilimitado”, destaca a especialista.
A coach e especialista em gestão de pessoas separou algumas dicas de como o mindmapping pode ser aplicado
- Vire uma folha de papel sulfite na posição horizontal para ter espaço suficiente e assim poder expandir-se em todas as direções
- Desenhe no centro da página uma figura (preferencialmente) e/ou uma frase que represente a questão a ser respondida, sua ideia a ser expandida e/ou meta a ser alcançada.
- Escolha uma cor e desenhe um ramo curvilíneo a partir da imagem central e escreva uma palavra ou desenhe uma imagem relacionada a imagem/ideia central. Se usar palavras, use somente uma palavra por ramo, porque assim estimulará melhor o fluxo de pensamentos do que frases ou sentenças.
- Desenhe ramos secundários derivados do ramo principal usando palavras que desenvolvam o tema.
- Desenhe figuras em alguns pontos – elas ajudam e estimulam a sua imaginação.
LEIA TAMBÉM
- 5 dicas práticas para ter um cérebro mais afiado
- 6 passos para você ter mais produtividade e se destacar no trabalho
- Perfeccionismo: saiba como utilizá-lo a seu favor!