Talvez você ainda não tenha ouvido falar no kombucha, mas a verdade é que esse chá vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Originária da China, a bebida tem propriedades capazes de favorecer o sistema imunológico, melhorar as funções intestinais, aumentar a energia e até mesmo contribuir para o emagrecimento. Mas, afinal, do que é feito esse chá?
Desvendando a kombucha
Não é apenas o nome da bebida que causa uma certa estranheza, já que sua apresentação também é um pouco diferente: o kombucha é uma bebida artesanal levemente gaseificada, feita a partir da fermentação do chá preto adoçado com açúcar. E o resultado desse processo todo é um chá bastante benéfico para o organismo, pois é fonte de microorganismos (leveduras e bactérias) que fazem bem à saúde.
Como fazer?
Para produzir o kombucha é preciso cultivar uma cultura viva conhecida como scoby – cujo aspecto lembra o de uma massa de panqueca – junto com uma mistura do chá preto e do açúcar. Quando essa combinação é colocada em um recipiente de vidro e deixada coberta com um pano limpo em temperatura ambiente, os microorganismos se reproduzem e, ao final de 10 dias, o scoby resulta em um “filhote”. Com isso, a bebida finalmente está pronta para o consumo.
Qualidade comprovada
Faz mesmo bem á saúde? Embora o kombucha tenha caído no gosto popular, é possível afirmar que ele traz mesmo benefícios ao organismo? Um laboratório de Porto Alegre (RS) realizou um teste a fim de confirmar a eficácia da bebida e o resultado foi positivo, ou seja, o chá está livre de bactérias que poderiam trazer riscos à saúde. Na verdade, os microorganismos encontrados nesse produto desempenham o papel contrário, justamente o de proteger a imunidade.
Ajuda bem-vinda
Sempre é bom lembrar: não deixar de ter um acompanhamento de um especialista na hora do consumo, uma vez que os compostos da bebida podem interagir com outras substâncias e causar problemas para o organismo. E, como a fabricação é caseira, é necessário estar atento para evitar que o kombucha seja contaminado por fungos ou bactérias do mal.
Leia também:
- 5 sucos anti-inchaço que vão transformar sua saúde!
- Top 5: as melhores opções de chá para deixá-la magrinha e sem fome!
- Chás poderosos! Descubra os benefícios das ervas na dieta