Muitas pessoas falam sobre a gota, mas, afinal, você sabe o que essa doença significa? Ela é uma espécie de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamações nas articulações. Uma curiosidade é que a gota também pode ser chamada de doença dos reis. Nas próximas linhas, descubra mais sobre essa enfermidade!
Um pouco mais a fundo
Gota é uma doença inflamatória aguda caracterizada pelo acometimento, preferencialmente, da articulação do primeiro dedo dos pés, com dor, calor, rubor e edema que ocorre devido o depósito de cristais de ácido úrico na articulação. “É um problema metabólico, no qual ocorre uma alteração no metabolismo das purinas com aumento de ácido úrico circulante e com depósito na articulação que acomete indivíduos predispostos geneticamente”, explica a reumatologista Maria Cecilia Anauate.
Causas principais
Quando o ácido úrico encontra-se elevado no organismo, a gota aparece. Essa situação pode acontecer por dois motivos: caso o corpo produza ácido úrico em excesso ou se apresentar dificuldade de eliminar o ácido úrico produzido. Apesar dessa explicação, a causa específica da gota ainda é desconhecida. Contudo, exitem alguns fatores de risco, tais como:
*Questão de gênero, uma vez que a gota é mais comum nos homens;
*Histórico familiar, já que a doença pode ser genética;
*Hipertensão;
*Diabetes;
*Colesterol alto;
*Ingestão excessiva de álcool;
*Uso de alguns medicamentos diuréticos.
Atenção aos sintomas
Os sinais da gota costumam ser frequentes e ocorrer, principalmente, durante a noite. Dessa forma, dor intensa nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos, e inflamações e vermelhidão na região das articulações afetadas, com presença de suor, podem ser indícios de que você está sofrendo com a doença. Nesse caso, procure ajuda médica para tratar da maneira correta, geralmente, com o uso de remédios como corticoides e anti-inflamatórios.
Consultoria Maria Cecilia Anauate, reumatologista
LEIA TAMBÉM:
- Ossos plásticos abrem caminho para tratamento de fraturas
- Conheça exercícios para fortalecer o joelho e evitar lesões
- Dor nas juntas: 5 alimentos anti-inflamatórios para combatê-las