Às vezes, entre as principais refeições, bate aquela vontade de um docinho ou algo para petiscar, não é mesmo? Para não sabotar a dieta, você precisa estar preparada: carregue na bolsa ou tenha sempre em mãos opções práticas para calar a boca do estômago e saciar a fome sem comprometer a sua próxima refeição. Se ficou em dúvida do que levar, nós indicamos alguns lanchinhos que encaixam tanto no seu dia quanto no seu plano de emagrecimento. Aposte!
Smoothie
Diferencia-se dos sucos devido à mistura de ingredientes e por ter textura mais cremosa. A vitamina é feita a partir de polpas e frutas congeladas – por isso a cremosidade – e pode ser acrescida de leite ou iogurte, fontes de cálcio e proteína. É uma ótima alternativa aos milkshakes e sorvetes na estação quente, pois seus elementos não são gordurosos e ajuda a combater a fome fora de hora, favorecendo o emagrecimento saudável.
Cereais integrais
Essas opções são fontes de carboidratos e também são ricos em vitaminas do complexo B e ômega-3, favorecendo a saciedade e a disposição. Entre os alimentos que podem ser consumidos com praticidade ao longo do dia estão os cereais em sua forma natural, como a aveia, ou a composição de cereais matinais, pães, torradas e biscoitos light. O recomendado é consumir 40g por dia, mas cuidado com as versões industrializadas. As barrinhas podem ser muito calóricas e trazer ingredientes que sabotam a dieta. Dica: confira os rótulos ou prepare-as em casa.
Queijos magros
Para não abusar de opções calóricas, como requeijão e margarina, leve com você, sempre que possível, queijos como ricota e de minas light. Eles enriquecem o lanche quando combinados com torradas e pães integrais, dão mais sabor e favorecem a dieta, pois são pobres em calorias. Dica: quanto mais amarelo o queijo for, mais calórico ele é.
Oleaginosas e sementes
Amêndoa, pistache, castanha-do-pará, castanha de caju e sementes como de abóbora e girassol tem um papel essencial no controle de peso. Quando bate aquela fome fora de hora, um punhado dessas opções ajuda a saciar e colabora para o controle de gordura boa no organismo. Mas não vale exagerar no consumo. A ingestão recomendada é de 1 a 2 castanhas por dia e de 1 a 2 colheres (sopa), também por dia, de sementes.
LEIA TAMBÉM:
- Alimentação: 5 erros comuns que fazem mal à saúde
- Você malha? Aprenda a escolher sua alimentação da forma correta!
- Como comer em frequentando restaurantes?