O câncer de mama no Brasil deverá atingir mais de 50 mil mulheres até o final de 2016, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso reforça a importância da informação e prevenção da saúde da mulher. A realização de exames periódicos de acordo com a faixa etária é um importante instrumento de prevenção para investigação e diagnóstico de possíveis problemas, conforme explica Cintia Pereira, ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. “Esse cuidado e controle pode permitir a detecção de doenças sérias, que podem vir a se tornar a causa de morte ou morbidade do público feminino, quando não diagnosticadas”. Então descubra que exames fazer de acordo com a idade!
Entre 20 e 40 anos
• Papanicolau: também conhecido como preventivo ginecológico ou citologia oncótica do colo uterino, verifica infecções e alterações nas células do colo do útero, além de possíveis infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. O exame deve ser feito anualmente um ano depois do início da atividade sexual.
• Colposcopia, Vulvoscopia e pesquisa de HPV de colo: exames complementares ao Papanicolau necessário a esta faixa etária. São geralmente realizados como rotina, para prevenção e/ ou planejamento do tratamento de infecções causadas pelo vírus HPV e outras DST.
• Ultrassom transvaginal: procedimento tem como objetivo detecção de doenças ginecológicas como cistos no ovário, miomas, pólipos endometriais, endometriose e tumores, além de prevenir ou detectar câncer de endométrio e ovário.
• Ultrassom das mamas: utilizado para a identificação de possíveis cistos, nódulos e tumores na região mamária. Deve ser realizado anualmente ou a cada seis meses, se essa for a recomendação médica. • Ultrassom da tireoide: utilizado na detecção de nódulos e tumores na tireoide, uma vez que alterações na região são bastante comuns em mulheres jovens.
A partir dos 40 anos, além dos anteriores
• Mamografia anual: exame de avaliação das mamas por meio do raio-X. O primeiro deve ser feito entre 35 e 40 anos. O objetivo da análise é prevenir ou detectar o câncer de mama.
• Densitometria Óssea: procedimento que mede a densidade dos ossos e a possível perda de massa óssea, além de prevenir ou detectar a osteoporose (perda anormal da massa óssea). Nas mulheres, o exame deve ser feito anualmente após a menopausa.
LEIA TAMBÉM:
- Menstruação irregular: fique atenta aos sinais do seu corpo!
- Menopausa: especialista responde 5 perguntas sobre o tema
- Trombose X Anticoncepcional : realmente existe relação?
Consultoria: Cintia Pereira, ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo