A educação dos filhos é um ponto importante para desenvolver uma família saudável, não é? Mas os pais e educadores sabem bem como é difícil manter a harmonia dentro de casa, principalmente no que se refere a relação entre irmãos.
Muitas vezes eles acabam competindo entre si para ganhar atenção, carinho, ou simplesmente porque esse acaba sendo o exemplo dentro de casa. Mas estimular o companheirismo é super importante para que eles cresçam entendendo como a amizade entre irmãos é importante, e até para que aprendam a trabalhar bem em coletividade durante a vida adulta.
Que tal seguir essas dicas para estimular o companheirismo entre irmãos dentro de casa? Confira!
1. Elogie seus filhos por igual
Incentivar a admiração pelos dois, mutuamente, é importante para evitar que os filhos sintam um certo favoritismo. Não precisa economizar nos elogios! Ressalte as características de cada um e mostre que tem orgulho em ser mãe deles.
2. Crie momentos para que eles se aproximem
Programas em família são ótimos para unir pais e filhos. Além disso, estimular as crianças a se divertirem de forma saudável juntos também é importante. Que tal fazer um piquenique, ou até um dia especial cozinhando em casa?
3. Evite fazer comparações
Fazer comparações acaba criando um espírito de competição entre os filhos. Eles podem acabar se sentindo menos queridos. O ideal é parabenizar os dois pelos méritos de cada um, sem criar questões como “por que você não é como seu irmão?”.
4. Não seja injusta
Não proteja demais um filho em comparação a outro, já que na maioria das vezes as crianças não vão saber lidar bem com isso. Procure ser justa com os dois na mesma medida. Ter afinidade com um dos filhos é completamente normal, mas evite demonstrar preferências.
5. Evite falar mal de um para o outro
Evite fazer reclamações do filho mais velho para o mais novo, e vice-versa. Estimular hábitos negativos em casa vai prejudicar a formação de todos. Da mesma forma, evite colocar um para “vigiar” o outro, porque isso vai estimulá-los a competir ao invés de se unirem.
6. Seja o exemplo de harmonia em casa
Os filhos crescem tomando como exemplo tudo aquilo que acontece dentro de casa. Os pais que tem irmãos e se dão bem com eles, por exemplo, já demonstram o exemplo que pode ser repetido em casa. Um lugar onde a harmonia e o respeito prevalecem vai ser um terreno mais fértil para que os filhos cresçam compreendendo isso.
7. Seja mediadora dos conflitos
Irmãos que vivem brigando ou competindo de maneira não-saudável devem levar uma bronca dos pais! Se seus filhos estão sempre discutindo, o ideal é parar o que está fazendo e escutar os dois lados, sem precisar dizer que um está certo e o outro errado, mas sim que eles precisam conversar e se entender. Reforce, por exemplo, que a amizade entre irmãos é única no mundo e muito importante.
8. Ensine seus filhos a dividir
Companheirismo é um dos pontos mais importantes que as crianças precisam aprender durante a infância, para desenvolver de forma positiva na vida adulta. O relacionamento entre irmãos serve como um aprendizado. Por isso, é importante ensiná-los a dividir sempre, e lidar tanto com as igualdades como com as diferenças.