Nossos animais são verdadeiros aliados para toda hora. Temos tanto carinho que nos preocupamos quando eles estão meio “pra baixo”, sonolentos ou ficam doentinhos. No entanto, para ajudar em casos de emergência, inclusive em acidentes dentro ou fora de casa, damos algumas dicas para você identificar o problema e não agir errado antes de procurar o veterinário.
Emergência gastrointestinal
Os problemas gastrointestinais ocorrem devido à ingestão de objetos estranhos, substâncias tóxicas e intoxicação alimentar. Os principais sintomas são vômito, diarreia (com ou sem sangue), convulsões e tremedeira.
Você pode ajudar tentando descobrir o que o seu pet ingeriu e em qual dose. Dê uma olhada pelo quintal da casa ou na varanda do apartamento. Se ele também convive dentro de casa, na cozinha, veja se não comeu algum alimento que não é indicado. Em seguida, entre em contato com o veterinário e fale sobre o que descobriu. Mas atenção: não induza o vômito, pois isso pode piorar ainda mais a situação.
Em caso de acidente
Seja uma briga, um atropelamento ou quedas súbitas, a solução é levar o animal imediatamente para o veterinário cuidando para que, durante o trajeto até a clínica ou hospital, os ferimentos não se agravem. Antes de sair de casa, verifique se há algum sangramento e, em caso afirmativo, tente reduzi-lo colando um pano sobre a ferida, se ela não for exposta demais ou nem devida à queimaduras. Aliás, a dica de veterinários é não tentar deslocar ou puxar membros que tenham sido aparentemente fraturados no acidente.
LEIA TAMBÉM
- Decoração à prova de pets: saiba como escolher os móveis ideais!
- Boa alimentação e até pets ajudam a combater depressão
- Pets: como impedir que aconteçam intoxicações domésticas!
Consultoria: Carla Alice Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care, de São Paulo (SP).
Texto: Redação Edição: Érica Aguiar