Gaten Matarazzo é o ator que interpreta o personagem Dustin Henderson no seriado Stranger Things, exclusivo da Netflix. Além do talento e da simpatia, outro fato também chama a atenção no ator mirim: Gaten é “banguela”.
Conversamos com o Dr. Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, Suécia, para entender a displasia cleidocraniana – doença que afeta o garoto e faz com que seus dentes permanentes não nasçam.
O que é displasia cleidocraniana?
Segundo o Dr. Mario Groisman, a displasia cleidocraniana é um distúrbio envolvendo o desenvolvimento dos ossos na área do crânio e clavícula.
É uma condição genética e, muitas vezes, hereditária, que tem 50% de chances de ser transmitida de pai para filho. É uma condição muito rara, observada em 1 a cada um milhão de pessoas.
O diagnóstico é rápido: feito através de um raio-x.
No caso de Gaten Matarazzo, e de muitas outras crianças com displasia cleidocraniana, os dentes de leite nascem mas, ao caírem, os dentes permanentes não nascem ou ficam escondidos na gengiva.
Sintomas e limitações
“Pode alterar o padrão de mastigação e a fala“, afirma Mario. Porém, é claro: a autoestima também pode ser afetada e é um ponto que merece atenção para que a criança não se sinta mal ao socializar com a turma.
Já reparou que a fala do ator Gaten Matarazzo é um pouco diferente? Essa é uma das limitações da displasia cleidocraniana: “a falta de dentes, principalmente na frente, pode causar problemas na fala“, constata o ortodontista.
Mario Groisman ainda comenta que a displasia cleidocraniana pode afetar a clavícula (às vezes, a pessoa, pode até não tê-la), normalmente é uma pessoa de baixa estatura, mãos pequenas, e com proeminência ou achatamento da face.
Inclusão
Para o ortodontista, a inclusão do personagem com a doença é um ponto interessante. “O curioso é que o problema foi incluído depois do ator já ser escalado, ou seja, não fazia parte do personagem. Apesar de ser um problema que afeta uma parcela pequena da sociedade, é um problema que existe, e é importante ter essa representatividade. Achei de muito bom tom ser um personagem inteligente, e um dos mais queridos da série“. Sem dúvidas, o banguela Dustin Henderson tornou-se um dos personagens mais queridos de Stranger Things!
Tratamento
Na questão odontológica, segundo Mario Groisman, a solução é cirúrgica: “Já que os dentes permanentes ficam ‘escondidos’ dentro do maxilar, o procedimento visa expor esses dentes“.
O ideal é fazer a cirurgia após os 12 anos de idade. O processo demora em torno de dois anos para ser finalizado, dependendo do caso.
SAIBA MAIS
Netflix prega peça no elenco de Stranger Things: Assista!
Referências de Stranger Things aos filmes e séries dos anos 80!
5 ótimos motivos para assistir Stranger Things na Netflix
Recado aos fãs brasileiros
Em um recado especial aos fãs brasileiros, Gaten apareceu com os dentes já no lugar, feliz e satisfeito!
FONTE: Dr. Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, Suécia e membro da Academia Brasileira de Odontologia.