Aprenda a escolher o alimento correto em cada ocasião e evite sabotar sua dieta
Muitas vezes é difícil para quem está fazendo dieta manter-se na linha, e comer apenas os alimentos “permitidos”. Afinal, casamentos, happy hour ou mesmo uma ida ao cinema podem estar cheios de “armadilhas”, prontas para sabotar o regime.
Mas qual é, então, o segredo para seguir firme no regime e não cair diante das tentações gastronômicas. No livro Fuja das dietas aprendendo a comer – Escolha isso, não aquilo! (Ed, Manole), os autores Antonio Hebert Lancha Jr e Luciana Oquenda Pereira Lancha explicam que o mais importante é investir na educação alimentar, ou seja, procurar fazer a melhor escolha, sempre levando em consideração as quantidades de gorduras totais, carboidratos, proteínas e calorias de cada alimento.
Eles também alertam para o fato de que não adianta restringir o consumo de determinado nutriente “pois sua ausência será sentida e diversos mecanismos de estímulo ao consumo serão disparados até que essa falta seja suprida”.
Para não errar, veja algumas sugestões do livro:
Na cafeteria…
…escolha pão de batata sem recheio e não pão de queijo.
Na pizzaria…
…escolha pizza de atum e não pizza de calabresa.
No restaurante chinês…
…escolha yakimeshi e não yakibifum
No restaurante italiano…
…escolha nhoque ao sugo e não lasanha aos quatro queijos.
No restaurante japonês…
…escolha sushi de atum e não sushi de salmão
Na hora da sobremesa…
…escolha frozen de iogurte light e não sorvete de creme.
…escolha cheesecake e não petit gâteau.
…escolha torta de limão e não strudel com sorvete de creme.
Texto: Denise Fernandes
Fonte: Fuja das dietas aprendendo a comer – Escolha isso, não aquilo! Antonio Hebert Lancha Jr e Luciana Oquenda Pereira Lancha. Ed. Manole
Foto: PureStockX/DIOMEDIA