Quando colocam os filhos na creche, é muito comum mães e pais só ficarem tranquilos ao ver o progresso da criança na medida em que as mudanças de comportamento começam a aparecer. Comer sozinho, cantar, andar e pegar objetos são algumas das habilidades que a família espera que sejam estimuladas pela escola.
Neste processo, transparência nos procedimentos e seriedade são qualidades essenciais a um estabelecimento de ensino. Descubra como desenvolver um trabalho acolhedor com a turminha dessa faixa etária, capaz de promover a autonomia e, ao mesmo tempo, tranquilizar os pais.
A acolhida
É necessário, no primeiro dia de aula, que se tenha uma acolhida calorosa na escola e se estimule os pais a demonstrarem segurança para seus filhos. O ideal é receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada.
O choro vai ser comum e o que o educador deve fazer nessa hora é dar atenção especial à criança para que ela se sinta segura e à vontade. Uma sugestão é pegá-la no colo e propor atividades interessantes. Muitas vezes é preciso deixá-la com outro professor e não levá-la diretamente para a sala de aula.
Vá apresentando aos poucos o novo ambiente para ela se adaptar. Os pequenos tendem a escolher um espaço de que mais gostam na escola para passar o tempo brincando lá. Geralmente, por volta do terceiro dia de aula, há a preparação emocional necessária para a criança conhecer o professor e os colegas de sala.
Berçários
Como os bebês são muito pequenos, o principal cuidado será preparar o lugar deles no ambiente, no caso, o berço. Identifique-o com o nome, providencie os alimentos que o aluno irá receber e, principalmente, tranquilize os pais.
Para ajudar na adaptação, no primeiro dia o ideal é orientar que os pais deixem a criança no berçário por uma hora e fiquem por perto somente observando. Peça para diminuir progressivamente o tempo nos dias seguintes até o bebê ficar o período todo sozinho.
O papel do professor
• Esteja de prontidão às necessidades de proteção, segurança, bem-estar e saúde dos alunos.
• Observe sempre o ambiente, a relação das crianças com os outros, e mantenha um olhar apurado em relação às emoções e aos sentimentos delas.
• Planeje um espaço que estimule a inteligência e a imaginação e que, ao mesmo tempo, permita descobertas e aguce a curiosidade dos pequenos.
O que a creche deve oferecer aos pais?
• A filosofia e a concepção de trabalho da instituição.
• Informações relativas ao quadro de pessoal com as qualificações e experiências.
• Informações relacionadas à estrutura e ao funcionamento da creche.
• Condutas em caso de emergência e problemas de saúde.
• Informações quanto à participação das crianças e familiares em eventos especiais.
Texto: Larissa Rosseto/Colaboradora
Revisão: Mariana Kohlrausch
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