Tem vontade de ter uma horta em casa? Antes de sair plantando qualquer semente por aí, você precisa saber um pouco mais sobre como cada plantinha se desenvolve e onde é melhor cada uma ser cultivada. Consultamos especialistas no assunto para acabar com as suas dúvidas!
No seu devido lugar: os lugares indicados para plantar
Os vegetais devem ser divididos em dois grupos: os que se desenvolvem em lugares pequenos, como vasos, e os que precisam de lugares maiores, como canteiros, floreiras e um espaço de terra em quintais. Isso tudo pode variar por causa do tamanho das raízes dos vegetais que precisam de um determinado espaço para crescer e desenvolver o fruto. Veja só:
- Vasos: alho, cebola, pimenta, tomatinho e os mais diversos tipos de ervas para tempero.
- Floreiras: alfaces, rúcula, berinjelas, pepinos, ervilhas, vagens, entre outros.
- Espaço maior de terra: rabanete, cenoura, espinafre, beterraba, repolho, brócolis, couve-flor e feijão.
Como começar a fazer sua horta
Para fazer sua horta caseira, veja um passo a passo de como preparar o vaso ou floreira para o plantio:
Enquanto não crescem…
Seja qual for a semente escolhida, ela precisa ser adubada e regada com certa frequência. “A adubação poderá ser feita mensalmente com húmus de minhoca ou a cada dois meses com uma mistura de farinha de osso com torta de mamona, em partes iguais. Para uma melhor penetração no solo recomenda-se o garfo de jardinagem para afofar a terra”, orienta Carlos Leandro Firmo, biólogo e professor na Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo. Ou, então, basta usar uma medida de copinho de café de esterco de ave curtido, ou dois copinhos de esterco de gado curtido para cada vaso.
No caso das regas, é preciso se informar da quantidade de água que cada planta precisa, mas em regra geral, se o solo estiver seco – descubra isso afundando o dedo na terra por cerca de 5 centímetros- deve-se regar. Não molhe as plantas debaixo do sol quente, regue sempre no final da tarde ou logo pela manhã, preferencialmente.
Caso apareça algum mato diferente no vaso, retire com as mãos para que ele não atrapalhe o crescimento do vegetal, disputando espaço, água e nutrientes da terra.
Texto: Júlia Prado
Consultoria: Caroline Reyes, engenheira agrônoma da EMBRAPA; Adejar Marinho, técnico agrícola da EMBRAPA; Carlos Leandro Firmo, biólogo e professor da Universidade São Judas Tadeu
LEIA MAIS
- Jardim em casa ou apartamento com pouco espaço: ideias e cuidados
- Ervas poderosas: veja os seus benefícios e aprenda a cultivá-las em casa
- Horta caseira: tudo o que você precisa para ter a sua