Connect with us

O que você está procurando?

Confira dicas para plantar vegetais em casa! Saiba também quais os melhores para se ter e quais os lugares indicados para o cultivo!
- Foto: Shutterstock

Dicas fáceis para fazer uma horta em casa!

Confira dicas para plantar vegetais em casa! Saiba também quais os melhores para se ter e quais os lugares indicados para o cultivo!

Tem vontade de ter uma horta em casa? Antes de sair plantando qualquer semente por aí, você precisa saber um pouco mais sobre como cada plantinha se desenvolve e onde é melhor cada uma ser cultivada. Consultamos especialistas no assunto para acabar com as suas dúvidas!

mulher-plantar-casa-horta

Foto: Shutterstock

No seu devido lugar: os lugares indicados para plantar

Os vegetais devem ser divididos em dois grupos: os que se desenvolvem em lugares pequenos, como vasos, e os que precisam de lugares maiores, como canteiros, floreiras e um espaço de terra em quintais. Isso tudo pode variar por causa do tamanho das raízes dos vegetais que precisam de um determinado espaço para crescer e desenvolver o fruto. Veja só:

  • Vasos: alho, cebola, pimenta, tomatinho e os mais diversos tipos de ervas para tempero.
  • Floreiras: alfaces, rúcula, berinjelas, pepinos, ervilhas, vagens, entre outros.
  • Espaço maior de terra: rabanete, cenoura, espinafre, beterraba, repolho, brócolis, couve-flor e feijão.

Como começar a fazer sua horta

Para fazer sua horta caseira, veja um passo a passo de como preparar o vaso ou floreira para o plantio:

preparar-vaso-plantio-horta

Ilustrações – Adriana Oshiro/Colaboradora

Enquanto não crescem…

Seja qual for a semente escolhida, ela precisa ser adubada e regada com certa frequência. “A adubação poderá ser feita mensalmente com húmus de minhoca ou a cada dois meses com uma mistura de farinha de osso com torta de mamona, em partes iguais. Para uma melhor penetração no solo recomenda-se o garfo de jardinagem para afofar a terra”, orienta Carlos Leandro Firmo, biólogo e professor na Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo. Ou, então, basta usar uma medida de copinho de café de esterco de ave curtido, ou dois copinhos de esterco de gado curtido para cada vaso.

No caso das regas, é preciso se informar da quantidade de água que cada planta precisa, mas em regra geral, se o solo estiver seco – descubra isso afundando o dedo na terra por cerca de 5 centímetros- deve-se regar. Não molhe as plantas debaixo do sol quente, regue sempre no final da tarde ou logo pela manhã, preferencialmente.

Caso apareça algum mato diferente no vaso, retire com as mãos para que ele não atrapalhe o crescimento do vegetal, disputando espaço, água e nutrientes da terra.

 

Texto: Júlia Prado
Consultoria: Caroline Reyes, engenheira agrônoma da EMBRAPA; Adejar Marinho, técnico agrícola da EMBRAPA; Carlos Leandro Firmo, biólogo e professor da Universidade São Judas Tadeu

 

LEIA MAIS

 

Advertisement

Estilo de vida

Veja algumas sugestões do simples atitudes que devem ser tomadas para evitar e superar a depressão e ter uma vida mais feliz!

Estilo de vida

Qual a razão para a maçã ter caído no gosto popular? Certamente é pela união do sabor adocicado e dos benefícios que ela traz à saúde. Saiba mais!

Estilo de vida

O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Descubra alguns mais comuns entre os homens!

Estilo de vida

O cérebro é o grande responsável por tudo que aprendemos e adquirimos durante a vida. Saiba de que maneira a memória é guardada e transmitida!

Estilo de vida

Uma alimentação saudável é muito importante na vida de qualquer pessoa. Mude seus hábitos e tenha mais saúde no seu dia a dia!

Estilo de vida

Conheça as doenças que se relacionam com o desequilíbrio das taxas de colesterol, triglicérides e glicemia e saiba como evitar!

Estilo de vida

É possível retomar uma vida saudável após sofrer um infarto. Veja algumas atitudes necessárias para manter o coração protegido.

Estilo de vida

Você sabia que os casos de infarto são mais comuns nas mulheres? Descubra o porquê disso e quais atitudes podem ser tomadas para resoldiminir o risco