A perda de líquidos pela transpiração, embora seja mais fácil repor, é um do fatores que pode levar à desidratação. E as crianças são as maiores vítimas, já que brincam mais nessa época e ainda não possuem maturidade suficiente para se hidratarem por conta própria. Assim, o recomendado é que os pais ou responsáveis fiquem atentos e disponibilizem água o tempo todo aos pequenos.
Importante também é jamais praticar atividades físicas sem a ingestão de líquidos antes, durante e depois. Outro ponto essencial no verão é usar roupas leves e de cores claras. Se possível, evitar tecidos sintéticos, que costumam provocar mais suor. Confira a seguir dicas para evitar a desidratação!
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia e inclua sucos naturais na alimentação. Incentive as crianças a fazerem isso também.
- Evite refrigerantes e sucos industrializados, pois, em geral, contêm grandes quantidades de açúcar e conservantes.
- Prefira alimentos mais leves, como frutas, legumes e verduras. Diminua o consumo de carnes, especialmente as gordurosas, e prefira assados.
- Evite expor-se ao sol entre as 10h e 16h, e use sempre filtro solar.
- Sorvete é sempre uma tentação nessa época do ano, mas pode ser fonte de gordura e, principalmente, muito açúcar. Assim, prefira as versões de frutas oufrozen iogurte.
- Bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, podem dar a sensação de refrescância, mas, na verdade, desidratam o organismo. Assim, beba com moderação e intercale copos de água entre um e outro de cerveja.
LEIA TAMBÉM
- Água saborizada e perda de peso: entenda como ela pode ajudar!
- Alimentos ricos em fibras e em água ajudam a emagrecer, sabia?
- As maravilhas que a água pura faz pelo seu corpo