Criar novos hábitos – ou mudar aqueles que já não fazem mais bem a você – consiste em um desafio e tanto. Não parece, mas mudar a rotina exige alguns esforços e sacrifícios, pois o pontapé inicial e os primeiros meses exigem uma certa disciplina.
Quer ter forças começar a fazer exercícios físicos? Ou ânimo para voltar a estudar? Selecionamos algumas dicas de especialistas para qualquer que seja o hábito que deseja estabelecer. Confira!
7 dicas práticas para criar novos hábitos
– Primeiramente, crie uma lista bem completa de todas as coisas que deseja modificar em sua vida. Caso ela fique muito grande, não tem problema: essa fase serve apenas para dar um norte.
– Concentre-se para mudar um hábito de cada vez. Não queira abraçar de uma vez tudo o que você listou, ou seja, tenha foco. “Tentar mudar muitos hábitos ao mesmo tempo faz com que sua energia se dissipe”, destaca o neurologista Martin Portner.
– Na hora de escolher o que deseja transformar, pense naquilo que vai fazer bem. Essa mudança pode trazer mais felicidade e emoção à sua vida?
– Faça um levantamento de recursos. “Trata-se de refletir sobre pessoas ou coisas que podem ajudar na conquista da sua meta”, aponta a psicóloga e coach Graziela Vanni.
– Não tenha vergonha de pedir ajuda para conseguir — inclusive orientação profissional, se estiver complicado. Invista, também, na autossugestão: repita para si mesmo, todos os dias, o que é necessário realizar para chegar lá.
– Tenha consciência de que o processo não vai ser tranquilo o tempo todo. Nos dias ruins (que sempre aparecem), insista. “É a sua persistência nos dias ruins que determina o sucesso do seu esforço”, indica o neurologista.
– Por fim, uma dica fundamental. Apesar dos esforços e alguns sacrifícios, não leve tudo tão a ferro e fogo e tenha em mente que desvios de rota às vezes aparecem. “Use sua ginga e bom humor para encarar os resultados, e tente aproveitar ao máximo a própria experiência da mudança”, finaliza Martin.
Leia também:
Saiba como encontrar motivação para vencer desafios
Dicas para manter o entusiasmo na hora de atingir objetivos
Texto: Victor Santos
Consultorias: Graziela Vanni, psicóloga especializada em terapia cognitivo-comportamental e coach; Martin Portner, neurologista e palestrante.