De acordo com o psicólogo Thiago Sant’Anna, “todo comportamento humano é influenciado por estímulos antecedentes e consequentes. Assim, melhorando o controle sobre ambos, é possível treinar e aumentar sua capacidade de concentração”. Aproveite essa dica e confira mais algumas maneiras práticas de melhorar o seu foco agora mesmo.
5 dicas para aumentar seu foco
1 – Procure um ambiente tranquilo
Procure fazer suas atividades longe de qualquer tipo de distrações e em um lugar calmo. Para isso, “nada de muito barulho, televisão ligada ou WhatsApp. Assim, você ajuda seu cérebro a te ajudar”, indica Thiago. Aliás, tente ficar o mais confortável possível no momento.
2 – Defina objetivos
Uma ótima dica é estabelecer quais são as suas metas. Organize um cronograma para realizar suas atividades no dia e comece por aquela que julgar mais importante. Ter prioridades ajuda a manter o foco.
3 – Descanse
“Se a pessoa sabe que precisará se concentrar em algo importante no dia seguinte, um sono de qualidade na noite anterior é valioso”, avalia Thiago. O cansaço é um dos maiores inimigos da concentração, por isso, ter uma boa noite de sono é fundamental.
4 – Pratique atividades que agradem você
“Comece atribuindo-se tarefas que exigem concentração e que você goste muito. Você pode aumentar o tempo dedicado a elas, elevar a dificuldade e/ou passar aos poucos para tarefas que, em princípio, lhe agradam menos. Fazendo isso gradual e cotidianamente, sua habilidade de concentração evoluirá”, recomenda o especialista.
5 – Acalme-se
Muitas pessoas ficam tão ansiosas para realizar alguma atividade que acabam não focando no que é preciso. “Nestes casos, exercícios de relaxamento são interessantes, como treinos de respiração”, sugere Thiago. É a hora certa de concretizar aqueles planos de praticar ioga ou meditação, afinal, essas atividades ajudam a desenvolver a concentração e o autocontrole.
LEIA TAMBÉM:
Texto: Andrey Seisdedos e Vitor Manfio/Colaboradores – Edição: Victor Santos
Consultorias: Cristianne Vilaça, psicanalista; Maria Isabel Sinegaglia, musicoterapeuta no Instituto Matoba, em Osasco (SP); Thiago Sant’Anna, psicólogo.