Engana-se quem pensa que o Brasil é apenas o país do futebol. Dentre os inúmeros esportes que vêm ganhando adeptos, o vôlei está entre os principais. Mas, afinal, quais as vantagens dessa modalidade para a saúde e para o organismo?
Vôlei tem vantagens de sobra!
Esse esporte é conhecido por ser praticado em grupos, já que é necessário um time de seis pessoas para jogar. Portanto, é uma atividade que favorece a interação social. Além disso, para quem não gosta muito de exercícios de contato mais incisivo, tem no vôlei uma ótima escolha: como existe um rede separando as duas equipes, tem uma interação mais controlada e as chances de problemas físicos durante a sua prática podem ser menores.
Outro motivo para investir nessa modalidade é que ela exige força e potência dos praticantes, estimulando tanto os membros superiores quanto os inferiores. Assim, o ganho de massa magra e a perda de peso tornam-se consequências diretas da prática frequente do esporte. E, claro, problemas como sedentarismo, obesidade, colesterol alto e glicemia desregulada podem ser amenizados.
Cuidado com as lesões!
É importante procurar um profissional da saúde antes de começar qualquer atividade física, pois ele irá avaliar as condições do praticante e descobrir possíveis riscos de lesões. Para as pessoas que não têm disponibilidade ou vontade de jogar vôlei com frequência, a dica é associar a prática esportiva a outras atividades, como correr ou andar de bicicleta, para evitar lesões.
LEIA TAMBÉM:
- Basquete favorece o equilíbrio e ajuda no emagrecimento
- 5 benefícios da corrida para ter mais saúde
- Qual exercício físico combina com o seu estilo de vida?