Ele adora brincar e fazer festa, por isso, precisa viver em um local espaçoso e amplo, de forma que possa se exercitar à vontade. Sua popularidade se deve, em boa parte, aos filmes da Disney, “101 Dálmatas” e “102 Dálmatas” baseados na obra homônima da escritora britânica Dodie Smith, lançada na Inglaterra em 1961. Após o lançamento dos filmes, houve intensa procura pela raça em todo o mundo. Ao contrário do que se pensa, Dálmata não é um cão bravo e sim muito amigável e dócil com outros animais. Ideal para cão de companhia de crianças.
Origem – Dalmácia, na costa leste do Mar Adriático, uma região pertencente à atual Croácia.
Pedigree – Genealogia ainda desconhecida.
Utilização – Caça e companhia
Características – Os Dálmatas pesam entre 25 e 30kg e medem entre 50 e 60cm. A principal característica do Dálmata é a cor; os cachorrinhos são sempre brancos com manchas pretas ou castanhas. Seu pelo é liso, curto e brilhante. As orelhas são arredondadas e voltadas para baixo.
Comportamento – A raça é bem inteligente e possui um faro superdesenvolvido, uma característica típica da raça de cães farejadores. São ótimos cães de guarda, demonstrando certa agressividade e desconfiança com estranhos em seu ambiente.
Cuidados especiais – Cuidados com problemas de surdez, que podem deixá-lo vulnerável a ataques de outros cães e a acidentes.
Problemas de saúde comuns a esta raça – Surdez, displasia coxo-femural; cálculos urinários. Problemas de pele não devem ser ignorados, pois possui dermatites frequentes que podem prejudicar a pele do animal.
LEIA TAMBÉM
- 7 fotos de cachorros folgados para alegrar o seu dia
- Verão x pets: 6 dicas para proteger seu animal!
- Saiba mais sobre a raça Pequinês, o cãozinho ciumento
Texto: Redação Edição: Ana Beatriz Garcia / colaboradora