Pensar positivo é muito mais do que um simples conselho de livros de autoajuda ou de alguém que não sabe mais o que falar para animar você. Além de trazer à tona emoções e sentimentos bons, por exemplo, alegria e esperança, pensar positivo, como afirma a psicóloga Christiane Vilhena, “coloca em ação a busca por novos e melhores ângulos, amplia a visão porque incide em sua flexibilização, aumenta padrões e altera a funcionalidade cerebral”. Saiba como pensar positivo a seguir
Estimule sua positividade
Para entender como pensar positivo é importante ter em mente que, no dia a dia, não há como ter controle total sobre todas as situações e possíveis adversidades. Contudo, o que está ao seu alcance é a escolha de como lidar com cada um desses momentos e não ignorar as dificuldades. “Não se trata de negar um problema ou uma dor, mas de se querer ou não adotar uma atitude resolutiva diante deles”, expõe Christiane Vilhena.
O neurologista Martin Portner indica a meditação mindfulness para estimular a positividade, além de ser considerada uma forma de tratamento eficaz para ansiedade e depressão. A prática, segundo o especialista, “ajuda a regular o estado de foco mental que mantém o pessimismo à distância”.
Outro meio de pensar mais positivo é não ter receio de expressar o que sente. “Cultive vínculos nos quais suas emoções sejam aceitas e respeitadas, assim como suas escolhas”, aconselha a especialista em inteligência emocional Semadar Marques.
Por fim, tenha certeza do que faz bem a você e procure ficar cercado daquilo. “Se ideias contrárias vierem à mente quando você pensar nisso, lembre-se: pensamentos podem ser modificados. Você merece fazer o que lhe faz bem. Invista nisso”, completa a especialista em inteligência emocional. Por isso, procure desenvolver seu foco, pois, ao focar nos aspectos positivos, neurotransmissores relacionados às sensações de bem-estar e prazer, por exemplo, a dopamina, combatem os hormônios estressores.
LEIA TAMBÉM
- Pensamentos negativos podem influenciar sua saúde! Saiba mais
- Como controlar as emoções: 5 exercícios para lidar melhor com relações e sentimentos
- Inteligência emocional: saiba como desenvolvê-la em suas relações
Texto e entrevistas: Giovane Rocha – Consultorias: Christiane Vilhena, psicóloga; Martin Portner, neurologista e mestre em neurociência pela Universidade de Oxford, na Inglaterra; Semadar Marques, especialista em inteligência emocional