Acabar com os focos do Aedes aegypti é a única maneira de combater a transmissão da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Considerando que ele demora de cinco a sete dias para atingir a fase adulta, uma checagem semanal dentro de casa e no quintal pode ser eficaz no combate à doença. Por isso, confira algumas dicas de como acabar com o mosquito da dengue:
7 truques para acabar com o mosquito da dengue
1. As larvas não se desenvolvem apenas em água limpa!
Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. No entanto, para matar os ovos do mosquito, não basta secar os reservatórios de água parada, mas também limpar o local com água, escova e sabão. Isso porque mesmo sem água, o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano. Por isso, é preciso lavar muito bem e manter todos os recipientes de boca para baixo.
2. Laje e calhas
A água da chuva não deve ficar parada sobre a laje da casa. Com cuidado, é preciso limpar o local periodicamente. As calhas também devem ser sempre limpas para que permitam a passagem de água.
3. Plantas aquáticas
Devem ter a água trocada e os vasos lavados semanalmente. Os pratinhos das plantas devem ficar cheios de areia até a borda, para que não acumulem água.
4. Na cozinha
Algumas geladeiras possuem uma espécie de bandeja na parte de trás que deve estar sempre limpa e seca para evitar que a fêmea do mosquito deposite ovos.
5. No quintal
Todos os objetos que possam acumular água, como copos e latas vazias, devem ser jogados no lixo. A caixa d’água deve ficar sempre tampada para não se tornar um criadouro do mosquito. Pneus devem ser armazenados em ambientes cobertos. As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou com a boca para baixo. Na área de serviço, baldes e bacias também devem ser guardados com a boca para baixo para não acumular água. Piscinas precisam ser limpas e tratadas com os produtos químicos adequados.
6. Tanques e caixas d’água
Os tanques utilizados para armazenar água devem ser lavados com água, escova e sabão toda semana. Tonéis, barris e caixas d’água devem permanecer bem tampados.
7. Cuidado com o lixo
O local do lixo é na lixeira, que deve ficar fechada. Nada deve ser jogado em terrenos baldios ou na rua. Além de preservar o meio ambiente, os focos do mosquito não aumentam. Os sacos de lixo devem ser bem fechados e permanecer longe do alcance de animais até que sejam levados pelo serviço de coleta.
LEIA TAMBÉM:
- Tudo o que precisa saber para se prevenir da gripe H1N1!
- Aedes Aegypti: conheça as características do mosquito transmissor da dengue
- Bromélia não propaga dengue!