O diabetes é caracterizado pela elevação das taxas de glicose no sangue, devido a uma alteração na produção ou absorção da insulina. O diabetes tipo 2 (mais comum) está relacionado principalmente com a má alimentação, obesidade, sedentarismo e colesterol elevado. Já o tipo 1 pode ter causas genéticas ou emocionais (distúrbios graves), fazendo com que o sistema imunológico funcione de maneira anormal, destruindo células responsáveis pela produção de insulina. Pensando nisso, para prevenir ou amenizar essa doença, aposte em 4 combinações saudáveis e saborosas!
Longe do diabetes, já!
1. Aveia + farinha de maracujá
Riquíssima em fibras, a aveia ajuda a estabilizar as taxas de açúcar na corrente sanguínea. Já a farinha feita da casca de maracujá contém pectina, uma fibra solúvel que retém água, formando géis viscosos que carregam parte dos açúcares direto para o intestino. Por isso, essa combinação é ideal para diabéticos.
2. Gergelim + maçã
“Estudos demonstram que o gergelim protege contra o diabetes e melhora o índice glicêmico em diabéticos hipertensos”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. A maçã é rica em pectina, que ajuda a controlar a absorção de glicose. Mas não abuse do consumo, já que essa fruta tem quantidades significativas de frutose.
3. Linhaça + farinha de feijão-branco
O ácido linolênico é uma substância essencial para a composição de moléculas de hemoglobina, que ajudam a reduzir os níveis de glicose do sangue. E a linhaça é ótima fonte desse ácido. A faseolamina, um tipo de proteína encontrada no feijão-branco, faz o organismo absorver menos açúcar durante o processo de digestão, controlando as taxas de glicose.
4. Arroz integral + agrião
Apesar de arroz não ser um alimento muito recomendado para diabéticos, por ser fonte de carboidratos, a versão integral é uma boa opção para quem tem o problema, já que demora mais para ser absorvido pelo organismo, liberando glicose mais lentamente e evitando picos. O agrião tem ação semelhante à do arroz integral no organismo, ou seja, aumenta a saciedade e reduz o índice glicêmico dos carboidratos consumidos.
Texto Redação Alto Astral
Consultoria Greice Caroline Baggio e Suzana Machado, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- AIDS: os avanços e as dificuldades na busca pela cura
- Cachorros são capazes de descobrir câncer em seus donos
- Conheça os mitos e as verdades sobre a anemia