É comum, após esses dias de Carnaval com direito à comilança e bebida, buscar um chazinho à base de alguma planta tida como "milagrosa" para aliviar o peso – no estômago e na consciência. São considerados chás detox, em geral, aqueles que têm função diurética como hibisco, dente-de-leão, cavalinha, salsinha e funcho.
Há ainda aqueles com propriedades digestivas como hortelã, alcachofra e macela. Mas será que uma ou duas xícaras da bebida pode, de fato, limpar o organismo e até reverter os resultados do pé na jaca do Carnaval? A Alto Astral consultou especialistas para tirar essa e outras dúvidas sobre o chá detox. Veja o que é mito e o que é verdade no assunto:
Chá detox provoca o efeito milagroso de “limpar” o organismo?
Mito. De acordo com Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, nenhum chá isoladamente terá a função “detox” no organismo, uma vez que, o processo de detoxificação natural é realizado pelo próprio fígado.
“Em relação ao sentimento de culpa, a ingestão do chá não trará efeitos significativos, apenas um sentimento de compensação desnecessário”, esclarece Natalia.
Em jejum, a bebida ajuda a emagrecer
Mito. De acordo com a nutróloga Marcella Garcez, desintoxicar é a mesma coisa que eliminar toxinas pelas vias naturais de excreção.
“O organismo tem mecanismos de ação por meio de enzimas antioxidantes eficientes para essa função. Porém em determinadas situações sob orientação médica, alimentos funcionais como chás e infusões e suplementos com compostos bioativos antioxidantes podem ser indicados”, explica a especialista.
Versões industrializadas também têm benefícios
Verdade. Segundo as especialistas, há opções tão boas quanto as naturais, extraídas das folhas. Elas recomendam, entretanto, escolher os que contêm menos adição de açúcar, conservantes e aromatizantes.
Os mais saudáveis são os que têm as plantas rasuradas (cortes em pequenos pedaços), liofilizados (desidratados) ou os em pó próprios para diluição na água.
Chá detox ajuda a emagrecer
Mito. É importante destacar que perder peso corporal pode ser decorrente da eliminação de água, gordura ou massa magra. O consumo de um chá, de forma imediata, pode apenas mobilizar líquidos e aumentar a eliminação de água, que é uma perda de peso transitória. Os mais potentes em propriedades diuréticas são o de hibisco, o de boldo e o chá verde.
Efeito extra: melhora da pele. Confere?
Verdade. Segundo Marcella, alguns chás podem aumentar a proteção da pele contra os danos causados pela radiação solar. “Chás ricos em polifenóis, como as catequinas do chá verde, as antocianinas das frutas vermelhas e os carotenóides da laranja e da cúrcuma, consumidos em período de pré-exposição, possuem efeitos antioxidantes e aumentam a resistência da pele aos danos causados pela radiação ultravioleta”, conclui.
Fontes: Marcella Garcez, nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente do Curso Nacional de Nutrologia na mesma entidade; Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).