Connect with us

O que você está procurando?

Celulite: dermatologista responde aos questionamentos sobre esses furinhos que incomodam, em especial, as mulheres, confira!
- FOTO: Shutterstock

Celulite: entenda o que é, como prevenir e como reduzi-la

Celulite: dermatologista responde aos questionamentos sobre esses furinhos que incomodam, em especial, as mulheres, confira!

Temida pelas mulheres, a celulite poderia ser considerada um certificado do sexo feminino. Afinal, após os 30 anos, 99% delas terão os tais furinhos. O responsável é o hormônio estrogênio, que faz o organismo feminino reter mais líquidos e concentrar a gordura na região dos quadris e das coxas. A boa notícia é que com alguns hábitos é possível reduzir a aparência de casca de laranja na pele. Confira!

1. O que é celulite?

Conhecida cientificamente como lipodistrofia, é uma alteração do tecido gorduroso, com formação de traves fibróticas que ligam a pele diretamente ao tecido subcutâneo, repuxando o tecido e, consequentemente, provocando a redução da circulação sanguínea no local, dando o aspecto acolchoado à pele”, informa a dermatologista Priscila Santos Morioka, da AmaDerm.

Flacidez e celulite no bumbum e coxas

FOTO: Shutterstock

2. Refrigerante causa celulite?

Por si só, o refrigerante não é o causador do problema. O que pode provocar a piora da celulite é o excesso de peso e o consumo abusivo de substâncias como açúcar e sódio, que fazem o organismo reter líquidos. Portanto, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Esporadicamente, o consumo de refrigerantes não causa problemas.

3. É possível preveni-la?

Um ou outro furinho sempre vai aparecer nas mulheres, mas é possível evitar que eles piorem ou que tomem conta de toda a região glútea. “Os hábitos que ajudam na prevenção são a prática regular de exercícios físicos, a mudança na alimentação (evitando o excesso de açúcar, carboidratos e gorduras), não fumar, beber bastante água para eliminar as toxinas, diminuir a ingestão de sal e o estresse”, indica Priscila.

4. Homens também têm?

“Sim, apesar de ser menos evidente do que nas mulheres, por causa da diferença hormonal, disposição das fibras, de acúmulo de gordura e de retenção hídrica”, explica a dermatologista. A culpa é do estrogênio, hormônio feminino que faz com que as mulheres retenham mais líquidos e acumulem gordura na região dos quadris e das coxas. Já a testosterona, hormônio masculino, faz a gordura se acumular na barriga.

Celulite: entenda o que é, como prevenir e como reduzi-la

FOTO: iStock

5. Cremes reduzem a celulite?

Os específicos para essa função podem, sim, amenizar a aparência dos furinhos.Têm aqueles com propriedades anti-inflamatórias, que melhoram a microcirculação, os lipo redutores, que ajudam no metabolismo da gordura local, e os que contêm ativos para deixar a pele mais firme e hidratada”, lista Priscila. Procure os cremes à base de cafeína, centella asiática, DMAE e retinol. A dermatologista indica o uso duas vezes por dia e associado a outros tratamentos e mudança de hábitos.

6. Drenagem linfática é eficiente?

Se realizada periodicamente, sim. A drenagem é a massagem que estimula o sistema linfático, melhorando a eliminação de toxinas do organismo.É mais eficaz quando combinada com outros métodos. O recomendado é uma frequência de uma ou duas vezes por semana, e o tratamento vai depender de cada caso”, indica Priscila. Se for se submeter ao procedimento, procure clínicas de confiança com profissionais capacitados. A drenagem não deve deixar hematomas nem provocar dores.

Diferentes graus da celulite

A celulite é classificada em graus: o mais grave pode até provocar dores. Cada um tem um aspecto e necessita de tratamentos diferentes.

imagens de quatro glúteos com celulite em diferentes graus

ILUSTRAÇÕES: Ricardo Avancini

Grau 1

Pequenos furinhos que só aparecem se a pele for apertada. Tem fácil tratamento. Drenagem linfática com cremes específicos pode melhorar em até 100%.

Grau 2

Os furinhos já aparecem e o sistema linfático precisa ser estimulado. Drenagem linfática e tratamentos com radiofrequência podem melhorar o aspecto em até 80%.

Grau 3

O aspecto acolchoado da pele pode ser sentido ao toque e a textura da pele torna-se mais áspera, pois a microcirculação está comprometida. Drenagem linfática duas vezes por semana e ultrassom para facilitar a quebra de gordura são os tratamentos indicados.

Grau 4

Visível até sob as roupas, os nódulos são endurecidos e podem provocar dores. A combinação de dieta, exercícios físicos e tratamentos que aliem radiofrequência, infravermelho e massagens podem reduzir o grau.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Priscila Santos Morioka, dermatologista da AmaDerm, no Rio de Janeiro (RJ).

Advertisement

Receitas

Quem gosta de comida japonesa, sabe que a preparação do prato é uma parte importante da refeição. Confira 10 fotos de comida japonesa em restaurantes de SP.

Receitas

Ele é o rei das festinhas de aniversário e vem ganhando várias receitas cada vez mais deliciosas. Confira 8 versões de brigadeiro que vão te conquistar!

Receitas

Quer aprender a fazer um delicioso cupcake? Então confira a receita de cupcake de fubá com goiabada e saboreie uma sobremesa incrível!

Receitas

Com essa dica simples, você vai conseguir fazer as bananas durarem mais tempo! Confira e aproveite para compartilhar com os amigos!

Receitas

Você sabe o que é food porn? São aquelas fotografias de pratos deliciosos e altamente calóricos que você fica com vontade de comer só de olhar. Veja fotos

Entretenimento

Você sabia que casos de exorcismo no Brasil são relatados desde o século 18?

Entretenimento

Nem sempre é preciso ir até uma igreja para se livrar de uma possessão. Dá até para fazer um exorcismo em si mesmo!

Entretenimento

Você conhece os benefícios do bom humor? Essa atitude não só te faz sentir bem, como também te ajuda no convívio social. Entenda!