A gordura não é a única responsável por fazer o ponteiro da balança subir. Muitas vezes, a retenção de líquidos pelo organismo é a causa do inchaço na barriguinha e, consequentemente, do aumento do peso. Para resolver esse problema rapidamente e sem causar danos à saúde, uma boa opção é investir nos cardápios detox de apenas 24 horas. Elaborados apenas com refeições líquidas ao longo do dia, eles estimulam o funcionamento dos rins e colocam a retenção hídrica para correr. Outro benefício dos líquidos é que eles lubrificam o aparelho digestivo e regularizam o trânsito intestinal, o que ajuda também a eliminar o excesso consumido. “Por isso, esse programa promove uma maior sensação de bem-estar para quem exagerou nas férias ou no final de semana”, completa Fernanda Machado Soares, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ).
Cuidados especiais
Apesar de eficientes, os cardápios detox merecem cuidados. Por serem pouco calóricos e pobres em gorduras boas, não é indicado prolongá-los por mais de 24 horas. “Devido ao desequilíbrio de nutrientes, pessoas que sofrem com variação de pressão não devem segui-los. O mesmo vale para diabéticos, hipoglicêmicos, pessoas com problemas pulmonares e imunidade comprometida”, explica a nutricionista. Além disso, não é porque os cardápios desintoxicantes sugerem apenas a ingestão de líquidos que qualquer ingrediente pode ser usado no preparo de sucos e sopas. Assim como qualquer dieta, evite a gordura dos laticínios, presentes nos leites e queijos integrais. Leite condensado, creme de leite, sorvete e afins também devem ser evitados. Não hesite também em trocar os refrigerantes diet, light ou “zero” pelos sucos naturais de fruta. Apesar de mais calóricos, os sucos são recheados com nutrientes e devem ser priorizados. Já em relação aos shakes, o excesso de aveia, linhaça e farelo de trigo pode deixá-los muito calóricos, uma vez que são ricos em carboidratos.
Sugestão de cardápio
Café da manhã: Shake preparado com 1 copo (200ml) de leite desnatado, 4 morangos, 1 colher (chá) de semente de linhaça, 1 colher (sopa) de farelo de trigo e adoçante a gosto batidos no liquidificador.
Lanche da manhã: 1 xícara (200ml) de chá verde batido com 1/2 copo (100ml) de suco de laranja e adoçante a gosto.
Almoço: Shake preparado com 1 copo (200ml) de leite desnatado, 1 fatia de mamão, 1 colher (chá) de semente de linhaça, 1 colher (sopa) de farelo de trigo e adoçante a gosto batidos no liquidificador.
Lanche da tarde: 1 copo grande (300ml) de suco de abacaxi com hortelã e adoçante a gosto. Bata os ingredientes no liquidificador e tome a bebida sem coar.
Jantar: 1 prato (fundo) de creme de legume
Ceia: 1 pote (200ml) de iogurte natural desnatado com 2 colheres (sopa) de mel puro.
Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria:Ângela Cardoso, nutricionista e Fernanda Machado Soares, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ)
LEIA TAMBÉM
- Águas aromatizadas: 3 receitas para fazer em casa e desinchar
- Plano de caminhada: emagreça e melhore a oxigenação do organismo!
- 5 petiscos para comer na praia sem sair da dieta