Caminhar é considerado pelos especialistas como o exercício mais acessível, uma vez que não possui restrição de idade ou condicionamento físico e nem local ou equipamentos apropriados. Não exige muito esforço, pode ser relaxante e é ideal para quem tem pouco tempo ou não quer gastar com academia. Em casa é possível investir em uma esteira e ainda aliar mais praticidade. Quer mais incentivos para dar o primeiro passo? Listamos abaixo!
1. Emagrece mesmo!
“Apenas o estímulo da caminhada em praticantes sedentários, no início, tem os seus benefícios, pois o corpo estava acostumado a gastar uma certa quantidade de calorias e, quando aumenta esse gasto diário, o processo de perda de peso surge”,
aponta o educador físico Alberto Zeolla Vieira. Com apenas 30 minutos por dia você potencializa a dieta, já que o gasto calórico é de 300 a 500 calorias por hora.
2. Regula o intestino
A cada passada, um impacto é gerado no corpo. Internamente, isso favorece o deslocamento interno do intestino no sentido da gravidade e melhora a motilidade, que seria a parte mecânica da movimentação dos nutrientes por todo o trato digestivo.
3. Aumenta a criatividade
Um estudo realizado nos Estados Unidos afirmou que o exercício pode, sim, ter ligação com a criatividade. A pesquisa, que envolveu 176 pessoas, mostrou que eles tinham ideias melhores quando estavam caminhando do que paradas em uma cadeira.
Saiba mais:
Exercícios para fazer durante a gravidez
5 aplicativos para monitorar os exercícios físicos
4 exercícios para se divertir e queimar calorias!
4. Protege o coração
Por ser uma atividade aeróbica, diminui as taxas do colesterol ruim (LDL), melhora o sistema cardiovascular e previne doenças cardíacas. Durante a prática, a corrente sanguínea se eleva e ativa o fluxo de sangue, tanto nas artérias quanto nas veias. Isso faz com que as gorduras boas protejam o coração.
5. Melhora o sono
“Caminhar faz com que o nosso corpo aumente a produção de substâncias como a adrenalina, que nos deixa mais dispostos durante as horas depois do exercício, e a serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o corpo”, afirma Adriane Lafemina, educadora física. Além disso, como gastamos mais energia, ao chegar no final do dia, o organismo desacelera mais rápido.
Consultoria Alberto Zeolla Vieira, educador físico; Adriane Lafemina, educadora física