A saúde da criança depende muito das vacinas que ela precisa tomar nos primeiros anos de vida. Por isso, os pais precisam ficar atentos ao calendário de vacinas e as campanhas de imunização. “Uma proteção ideal só é obtida se o calendário for completo. Doses a menos não se traduzem em proteção adequada contra todas as doenças”, alerta o pediatra Renato Kfouri.
Dúvidas
Todo ano são feitas campanhas de vacinação para doenças específicas, voltada aos grupos mais vulneráveis. É o caso, por exemplo, do HPV, que visa vacinar meninas de 9 a 13 anos. Kfouri esclarece sobre a possibilidade de vacinar a criança fora dessa faixa etária: “podem e devem. O governo, por vezes, não tem recurso para vacinar todas as crianças com todas as vacinas, às vezes nem há no mercado disponibilidade de vacinas para todos. Elegem-se, portanto, os grupos prioritários para serem vacinados. Os demais podem se beneficiar da vacinação recorrendo às clínicas privadas”.
O pediatra ressalta que, ao contrário do que muitos pais pensam, as crianças podem tomar mais de uma vacina no mesmo dia, sem aumentar os riscos de reações ou eficiência da vacina. Confira a seguir o calendário de vacinas do seu bebê:
Alguns hábitos atrapalham o sono dos bebês! O que ditará o ritmo de sono do pequeno são, principalmente, as atitudes dos pais. O que NÃO fazer: