Para você que gosta do legume em todas as suas formas e em qualquer prato, aqui vai uma ótima notícia: a berinjela auxilia na prevenção do colesterol alto! Esse alimento poderoso, além de trazer benefícios ao intestino e contribuir para o atraso do processo de envelhecimento do corpo, também serve como proteção extra para a saúde do coração. Saiba mais!
Fibras x Colesterol
O colesterol, tanto o LDL (colesterol “ruim”) quanto o HDL (colesterol “bom”), é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele faz parte da composição das células, auxiliando na entrada e saída de nutrientes destas, além de atuar na síntese de hormônios, principalmente os sexuais – testosterona e estrogênio – e da vitamina D.
O problema acontece quando ele se encontra em excesso no organismo. O LDL – responsável por transportar a gordura produzida no fígado ao restante do corpo -, se acumula na parede das artérias quando aparece em níveis muito altos, comprometendo o fluxo sanguíneo e podendo ocasionar infartos. É aí que entram as fibras. Este nutriente consegue “se prender” ao colesterol e outras gorduras e removê-lo da parede das artérias, levando tudo para fora do organismo junto com as fezes.
Consumir é bom, mas com moderação
Como deu pra perceber, a berinjela auxilia na prevenção de muitos males, e traz diversos benefícios ao corpo. Contudo, assim como o colesterol, ela pode fazer mal quando consumida em excesso. As fibras presentes no legume são do tipo solúvel, ou seja, precisam de água para poder atuar de forma correta. Por isso, se quiser comer berinjela por vários dias, é bom aumentar também seu consumo diário de água, para evitar que os níveis de fibra no intestino acabem desregulando o funcionamento do órgão ao invés de ajudá-lo.
Texto: João Paulo Fernandes/Colaborador
LEIA TAMBÉM
- Café verde é fonte de ácido clorogênico, forte aliado do emagrecimento
- Manteiga ghee: opção saudável para substituir a tradicional!
- Calorias negativas: você sabe o que são e como elas podem te ajudar na perda de peso?