Não é à toa que o abacaxi figura no imaginário popular como um parceiro do emagrecimento e da beleza. Rica em nutrientes que contribuem para uma boa digestão, essa fruta ácida é capaz de ajudar o organismo a eliminar as toxinas e a combater tanto o estoque de pneuzinhos quanto a retenção de líquidos. Mas, para usufruir de todos esses benefícios, é necessário saber quando (e como) consumir essa delícia tropical ao longo das refeições.
Abacaxi na hora certa!
Por possuir fibras e enzimas digestivas, nada melhor do que se deliciar como uma bela fatia de abacaxi após as refeições. Dessa forma, a fruta ajudará o corpo a quebrar as gordurinhas e a mandar embora o excesso de toxinas. Você ainda pode fazer uso da fruta nos lanches da tarde e da manhã, misturada com iogurtes desnatados ou na forma de suco com folhas de hortelã (que também possui ação diurética). Se você é daquelas que adora misturar frutas nos pratos principais, saiba que o abacaxi também pode ser consumido na forma de molhos e como acompanhamentos de carnes e saladas. Uma dica de sobremesa rápida, magrinha e muito saborosa é assar a fruta com canela e adoçante.
SAIBA MAIS
Melancia ajuda na perda de peso!
Monte seu prato com a quantidade ideal de nutrientes!
Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos!
Frutas são indispensáveis!
Assim como o abacaxi, outras frutas também são indispensáveis para quem está querendo emagrecer. O motivo? Além de serem pouco calóricas e ricas em vitaminas, muitas também são digestivas ou possuem propriedades que controlam a ansiedade (como o maracujá). Ricas em frutose (um tipo de açúcar), as frutas ainda são ótimas substitutas para quando bate aquela vontade incontrolável de comer doces. Sem contar que elas são baratinhas e fáceis de transportar: ao carregá-las na bolsa durante o dia, você evita comer besteiras na rua e atrapalhar o seu projeto de emagrecimento.
Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso e Arilda Rabello, nutricionistas; Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular